Hospital do Rocio / Manoel Coelho Arquitetura e Design

Hospital do Rocio / Manoel Coelho Arquitetura e Design

©  Nelson Kon©  Nelson Kon©  Nelson Kon©  Nelson Kon+ 58

Campo Largo, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  55300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Armstrong Ceilings, Beaulieu, Belmetal, Europa, Gdedu, Gramarcal, Incepa, Michelangelo, NGK, SMD, Tempo de Viver
  • Construção:Engerama
Mais informaçõesMenos informações
©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, o Hospital do Rocio é um hospital privado com cerca de 50 anos de existência e atendimentos médicos. A implantação da nova sede prevê o atendimento prioritário (cerca de 90%) a pacientes do Sistema Público de Saúde | SUS, além do atendimento a convênios e particulares. O hospital já realiza alguns serviços que são referência no Brasil, como cirurgia cardíaca pediátrica e passa a ser, por toda a estrutura e investimento realizado, o hospital com maior número de UTIs (300) do país.

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Como conceito geral o projeto procura uma correta organização funcional dos setores e fluxos hospitalares, pensando em primeiro lugar na “qualificação e humanização" dos espaços internos para que seus usuários possam ter uma melhor condição de atendimento, permanência e recuperação.  

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Para isso a implantação do hospital busca a intensa utilização de iluminação natural e explora ao máximo as relações com o espaço externo, permitindo visuais para as belas araucárias (árvore típica paranaense) presentes no bosque natural preservado. Além disso, o projeto de paisagismo propõe cerca de 5 mil metros de lajes jardins que valorizam ainda mais os deslocamentos internos e visuais dos ambientes de internamento e de trabalho. 

Implantação
Implantação

O acesso ao complexo se dá através de 3 pórticos: geral / serviços / ambulatório que organizam e direcionam os diversos tipos de usuários para acesso aos blocos: principal, ambulatório e serviços. 

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Considerando o grande número de pessoas que irá circular diariamente pelo Hospital, cerca de 6.000, o projeto teve principal atenção na setorização e controle de fluxos. Entradas independentes distribuem os usuários para os diversos setores do hospital, com áreas de recepção e amplas salas de espera que se integram de frente ao bosque. A estrutura abrange um total de 1.100 leitos, sendo 700 para internamento, 100 para observação e 300 para UTI. Somente a UTI Neonatal e Pediátrica abrange 1.000 m2, com 30 leitos infantis e mais 70 incubadoras. 

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

O projeto se estrutura a partir de "dois grandes eixos" de circulação paralelos, que cortam o complexo e dividem e organizam as circulações de público e de serviços, médicos e funcionários. 

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

A partir destes eixos as funções principais do hospital se desenvolvem no pavimento térreo, com pronto socorro, centro de imagem e diagnóstico, UTI's, centro cirúrgico, centro de materiais esterilizados, farmácia geral, refeitório, etc. Nos pavimentos superiores ficam as alas de internamento com apartamentos e suítes, além das áreas administrativas. 

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

A estrutura de atendimento também conta com ambulatório com consultórios e expectativa de atendimento de 30 mil consultas/mês, entre outros serviços. Além disso um auditório com capacidade para 350 lugares complementa o complexo hospitalar e possibilita a realização de congressos médicos e diversos eventos. 

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Em função do grande porte da edificação, o projeto de ambientação e sinalização faz uso de cores para cada setor do hospital, a fim de quebrar com a monotonia dos espaços e melhor comunicar seus usuários. 

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Além do projeto arquitetônico, o escritório MCA foi responsável pelo desenvolvimento de toda a ambientação e detalhamento de mobiliário especial para os espaços internos, identidade e sinalização visual, e paisagismo.

©  Nelson Kon
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Campo Largo - Paraná, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital do Rocio / Manoel Coelho Arquitetura e Design" 04 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872443/hospital-do-rocio-manoel-coelho-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.