O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. Brasil
  5. Manoel Coelho Arquitetura e Design
  6. 2013
  7. Colégio Positivo Internacional / Manoel Coelho Arquitetura e Design

Colégio Positivo Internacional / Manoel Coelho Arquitetura e Design

  • 05:00 - 9 Junho, 2017
Colégio Positivo Internacional / Manoel Coelho Arquitetura e Design
Colégio Positivo Internacional  / Manoel Coelho Arquitetura e Design, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 30

  • Arquitetos

  • Localização

    Curitiba, Paraná, Brasil
  • Autoria

    Manoel Coelho, Antonio Abrão
  • Equipe

    Carolina Henares, Andressa Kreush, Andréia Ferrari, Erick Ribeiro
  • Área

    5000.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O colégio foi implantado dentro do campus da Universidade Positivo, aproveitando toda a infraestrutura esportiva, cultural e de laboratórios disponível. Possui proposta de ensino bilíngue em português e inglês, do ensino infantil ao médio, com foco na formação multicultural, incentivando os alunos a pensarem e agirem como cidadãos do mundo.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O programa se organiza através de um monobloco linear, com estrutura em concreto, onde estão alocados as “funções tipo” - salas de aula e laboratórios e um volume irregular, em estrutura metálica, que abriga as “funções singulares” - como biblioteca e administração. O pátio coberto, é o elemento principal, articulador dos setores e o grande espaço de convívio dos alunos.

Planta
Planta
Corte
Corte

Visto do exterior, o Colégio é um prisma regular de ângulos definidos que parece impermeável. Ao se aproximar do edifício as empenas suspensas do chão se abrem ao fluxo dos pedestres, integrando interior e exterior.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Na entrada no colégio, uma marquise de formato triangular evidencia o acesso e estabelece a transição e acolhida para os alunos que são conduzidos ao pátio coberto que organiza e distribui os fluxos.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

A permeabilidade visual é explorada sempre que possível, integrando o microcosmo do colégio ao conjunto da universidade, através das peles de vidro e principalmente dos painéis de vedação em telhas metálicas perfuradas. Os painéis permitem a conexão visual com os espaços externos, ao mesmo tempo que maximizam a ventilação e iluminação natural, reforçada também pelo zenital do jardim interno. O uso de cores quentes, em tons de amarelo, laranja e vermelho, conferem identidade ao edifício e estimula as percepções sensoriais das crianças.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Alinhado à filosofia ambiental da instituição e buscando inspirar os seus alunos, o partido adota várias estratégias sustentáveis: aproveitamento dos platôs existentes para implantação do edifício minimizando o impacto e movimento de terra no local, gestão de resíduos na obra, correta orientação solar com salas voltadas para o norte, ventilação cruzada, aproveitamento da luz natural através de zenital, proteção solar com brises, seleção de materiais, consumo sustentável de água, reaproveitamento de águas pluviais, eficiência energética, luminárias inteligentes, conforto térmico, visual e acústico, paisagismo com espécies nativas, entre outros. O colégio foi o primeiro edifício de ensino no Brasil a receber a certificação ambiental LEED (Leadership in Energy  and Enviroonmental Design) - nível Ouro.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

O escritório foi também responsável por todo o projeto de ambientação interna, com detalhamento do mobiliário específico e de sinalização visual.

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Colégio Positivo Internacional / Manoel Coelho Arquitetura e Design" 09 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872442/colegio-positivo-internacional-manoel-coelho-arquitetura-e-design> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.