O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restauração
  4. Espanha
  5. Marina Uno Arquitectos
  6. 2014
  7. Obras de adequação para o acesso turístico às coberturas / Marina Uno Arquitectos

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Obras de adequação para o acesso turístico às coberturas / Marina Uno Arquitectos

  • 21:00 - 30 Maio, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Obras de adequação para o acesso turístico às coberturas / Marina Uno Arquitectos
Obras de adequação para o acesso turístico às coberturas / Marina Uno Arquitectos, © Imagem
© Imagem

© Lluis Casals © Lluis Casals © Lluis Casals © Imagem + 25

  • Arquitectos

  • Localização

    Calle Molina Lario, 9, 29015 Málaga, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Gabriel Ruiz Cabrero, Juan Manuel Sánchez La Chica, Adolfo de la Torre Prieto
  • Área

    247.0 m2
  • Ano do Projeto

    2014
  • Fotografias

© Lluis Casals
© Lluis Casals

Descrição enviada pela equipe de projeto. O processo construtivo em que está submetida a catedral de Málaga desde 1524 faz com que ainda possua uma notável unidade arquitetônica, mesmo não pertencendo a um estilo claramente definido. Durante estes quase quinhentos anos a edificação teve momentos de grande avanço nas obras como são o século XVI, no qual se construiu uma prolongação da nave lateral com aspecto de fortaleza de ar renascentista, e o século XVIII, no qual se levantou a nave e a fachada principal com aparência de um palácio barroco. A insistência do cônego em manter a unidade do templo forçou os arquitetos do século XVIII a levantar uma obra que, pertencendo a sua época, seguirá os vestígios da parte anteriormente construída.

© Lluis Casals
© Lluis Casals

No final do século XVIII e por falta de orçamento, as obras foram paralisadas faltando ainda a construção das duas sacristias, a torre sul e o telhado.

© Imagem
© Imagem

A situação inacabada da catedral de Málaga, cuja ausência de telhado deixa a parte superior das abóbodas descoberta, cria uma espécie de praça elevada sobre a cidade. Este espaço está situado a quarenta metros sobre a cota do pavimento no interior do templo e oferece ao visitante uma vista de trezentos e sessenta graus sobre a urbe. A fim de facilitar o acesso a este privilegiado lugar, se realiza o presente projeto de melhoria dos percursos, o qual contempla a adequação do acesso às condições de segurança e iluminações necessárias para o correto desenvolvimento da atividade planejada.

© Lluis Casals
© Lluis Casals

O projeto não somente permite o acesso a este privilegiado espaço, mas sim converte-se em um autêntico promenade architecturale, um passeio artístico. Este percurso permite o acesso pelas escadas de diferente geometria e de extraordinário refinamento, caminhos pelos terraços sobre as capelas e vistas do interior do templo desde o alto. Muitas salas cobertas com cúpulas de pedra acentuam o acesso e servirão de espaços para o descanso ao longo da subida e que poderão adequar-se como salas de exposição.

Axonométrica
Axonométrica
Axonométrica
Axonométrica

O percurso através destes espaços e a contemplação das vistas desde o plano superior das abóbodas da catedral permitirá não somente o entendimento completo do edifício e sua evolução histórica, mas também da cidade que cresceu aos seus pés.

Foram feitas basicamente três tipos de intervenções: um sistema de varandas que evita o risco de quedas, uma série de plataformas e escadas que auxilia nos desníveis existentes e criam espaços de descanso e contemplação além de um sistema de iluminação que permite realizar visitas noturnas.

Planta
Planta
Axonométrica
Axonométrica

Frente a permanente estrutura de pedra, planejamos esta instalação de materiais como ferro e madeira que, estando presentes na catedral, têm um caráter desmontável. Todos e cada um dos elementos agregados nesta intervenção estão ancorados de forma que se estimou necessária e podem ser retirados sem deixar vestígios.

© Lluis Casals
© Lluis Casals

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Obras de adequação para o acesso turístico às coberturas / Marina Uno Arquitectos" [Obras de adecuación para el acceso turístico a las cubiertas / Marina Uno Arquitectos] 30 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872343/obras-de-adequacao-para-o-acesso-turistico-as-coberturas-marina-uno-arquitectos> ISSN 0719-8906