Hotel Rural / Rómulo Neto

Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 2 de 52Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 3 de 52Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 4 de 52Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 5 de 52Hotel Rural / Rómulo Neto - Mais Imagens+ 47

Sever do Vouga, Portugal
  • Arquitetos: Rómulo Neto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1522
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carramão Construções
  • Diretor De Fiscalização De Obra: Rómulo Neto
  • Diretor De Obra: João Luís
  • Engenharias: Eng. Sequeira
  • Colaboradores: nh design
  • Cidade: Sever do Vouga
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 11 de 52
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito foi ancorado na relação de três palavras: HOMEM (sujeito ativo) - HISTÓRIA (elemento de construção da sociedade) - OBJETO (produto criado). A história é a nossa identidade e caracteriza a evolução da sociedade e o crescimento urbano. A presente construção sofreu modificações físicas e programáticas, em concordância com as épocas. A edificação da referida “Casa” remonta ao séc. XVIII, 1776, sendo pertence de um clérigo, Adelino Araújo, que recolheu a um convento próximo de Espinho onde veio a falecer.

Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 2 de 52
© Ivo Tavares Studio
Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 52 de 52
Perspectiva
Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 34 de 52
© Ivo Tavares Studio

Para além das características arquitetônicas que o edifício apresenta, o seu beiral é em laje granítica, janelas trabalhadas, com conversadeiras, a sua grandiosidade que já teve 14 quartos, salas, cozinhas, adegas, lagar de vara, estábulos, eira e Casa dos Cereais, o local é Paradisíaco, convidativo para repouso e lazer, não faltando um curso de água límpida e uma mini-hídrica perto, onde no rio acima se pode descansar a cana… Reorganizamos a casa antiga, e introduzimos 7 quartos, todos eles com valências e composições distintas, dado que todos os espaços apresentavam formas diferentes. Além da requalificação da casa, introduzimos uma ampliação, com 11 quartos e serviços de apoio, capaz de interagir diretamente com o corpo existente, ou seja, há um espaço central de ligação entre as duas construções. Existe um átrio distributivo, que fará acesso entre blocos e disporá de iluminação superior, determinando a interligação entre todos os espaços.

Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 14 de 52
© Ivo Tavares Studio

A construção do edifício a implantar concilia o moderno com o clássico, apesar de que, a intenção é oferecer duas atmosferas diferentes, onde o hóspede pode optar por pernoitar, num quarto moderno minimalista, ou num quarto de estilo clássico. O acesso, para três dos quartos da casa existente, efetuar-se- á pelo pátio comum a todos, uma solução adotada, uma vez que tínhamos restrições em termos de adaptação do programa. Existem também três quartos por de cima do restaurante que criarão, dentro de quem o habita, um ambiente de movimento e dinamismo, com constante comunicação ao "passado".

Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 23 de 52
© Ivo Tavares Studio
Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 47 de 52
Planta - 1º Pavimento
Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 3 de 52
© Ivo Tavares Studio

Oito dos quartos são identificados individualmente, apesar de serem iguais, existem para cada um deles um jardim que os encerra, e em cada jardim será plantada uma árvore diferente, para que os possa caracterizar. São virados a nascente e têm diante deles um ambiente tranquilo e natural. A zona de piscina e balneários foi colocada no extremo norte do terreno, uma vez que assim conseguimos ter privacidade para quem usufrua destes serviços.

Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 5 de 52
© Ivo Tavares Studio
Hotel Rural / Rómulo Neto - Imagem 32 de 52
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Vilarinho, 3740-415 Sever do Vouga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hotel Rural / Rómulo Neto" [Rural Hotel / Rómulo Neto] 14 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872307/hotel-rural-romulo-neto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.