Centro de Tecnologias Avançadas da Uber / Assembly Design Studio

© Jasper Sanidad

Centro de Tecnologias Avançadas da Uber / Assembly Design Studio - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Assembly Design Studio; Assembly Design Studio
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jasper Sanidad
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Allied Maker, Apparatus Studio, Bec Brittain, Blackened, Bruck Lighting, Industry West, Matter, Michael Anastassiades, Montauk Sofa, Moore & Giles
© Jasper Sanidad

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desde a criação da Uber em 2009, a empresa transformou a maneira como vivemos conectando mais de um bilhão de passageiros a motoristas em mais de 450 cidades. Em 2015, a Uber abriu o Centro de Tecnologias Avançadas (ATG) em Pitsburgo para pesquisar e desenvolver soluções para mapeamento, segurança de veículos e transporte autônomo. O história da cidade de Pitsburgo na produção de tecnologia de ponta e na fabricação das máquinas mais essenciais de seu tempo combinaram perfeitamente com o desejo da Uber de lançar e construir seu primeiro veículo autodirigido. Essa ideia de mesclar o passado e o futuro tornou-se a inspiração do projeto para o ATG.

© Jasper Sanidad

Em um armazém renovado de 7.432,24m², os engenheiros estarão vislumbrando, projetando e construindo uma cidade para o futuro. Cada fio, cada parte e cada ideia que surgir dentro dessas paredes será parte desse futuro. A Uber imaginou este local como uma catedral para os valores da indústria - trabalho árduo, dedicação e criatividade. À frente da nave central do espaço está o showroom que atua como uma espécie de altar para o carro autônomo. Tudo aqui é branco - branco puro, dos assentos em pinho branco ligeiramente inclinados, que direciona o olhar para o Rio Allengheny através de uma cortina de vidro, à lareira de granito que aquece o espaço nos dias de inverno e de neve.

© Jasper Sanidad

Inspirando-se na "Cidade do Aço" (agora a "Cidade do Futuro"), o Assembly Design Studio queria contrastar e complementar o branco brilhante do showroom, aquecendo o espaço com cores e materiais associados à era industrial. Os quadros de aço corten usados, as passarelas de vidro e a textura natural da madeira local ecoam o passado de glória da cidade.

© Jasper Sanidad

Ao contrário de um típico escritório de tecnologia, este espaço é destinado a construtores. Com amplas mesas individuais e uma mesa entre cada conjunto de estações de trabalho, todos podem trabalhar em 360 graus. Cada área de trabalho tem espaço para caixas de ferramentas, carrinhos e, claro, protótipos. Há espaços de estúdio, projetados para equipes de seis pessoas para brainstorms e discussões de projetos específicos durante um período de tempo definido. Cada espaço tem uma área informal, duas pequenas salas de conferência e seis estações de trabalho. "Construímos um espaço baseado primeiro na função", afirma Liz Guerrero, co-fundadora da Assembly. "Eles são construtores. Queríamos trazer beleza em elementos básicos e funcionais, combinando materiais de maneiras interessantes para criar uma experiência rica".

© Jasper Sanidad

Para além das fileiras de estações de trabalho e estúdios encontra-se uma oficina totalmente funcional. Carros autônomos são projetados, construídos e testados. Após receberem os toques finais de acabamento, eles são conduzidos à nave central principal. Mesclar a oficina com o showroom é um manifesto de que projetar primeiramente com a função em mente pode ainda levar a uma forma deslumbrante.

Planta Baixa

Do "Túnel para o Futuro" - alinhado com uma série evolutiva de protótipos, servindo como lembrete de que o sucesso é um processo de iteração - aos painéis de aço corten cortados a laser enquadrados em vidro fumê - retratando o berço da Uber e do ATG - a "Cidade do futuro" pode ser um lugar onde tanto os veículos focados apenas no design ou na função podem se tornar uma coisa do passado.

© Jasper Sanidad

Descrição do Produto. O aço é usado principalmente como um autêntico contraponto aos elementos futuristas do espaço (o Túnel para o Futuro, os tetos brilhantes e, é claro, os carros autônomos e as peças de robótica), dialogando com a materialidade urbana vernacular de Pitsburgo e a rica história industrial da cidade.

© Jasper Sanidad

O material que prevalece no espaço é o aço: dos painéis de parede da área principal de recepção à própria mesa de recepção feita sob encomenda; dos painéis de aço corten que mostram mapas de Pitsburgo e São Francisco aos acabamentos da lareira; além dos detalhes nas várias peças customizadas de mobiliário.

© Jasper Sanidad

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pitsburgo, PA, Estados Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro de Tecnologias Avançadas da Uber / Assembly Design Studio" [Uber Advanced Technologies Group Center / Assembly Design Studio] 28 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872280/centro-de-tecnologias-avancadas-da-uber-assembly-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.