Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 2 de 35Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 3 de 35Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 4 de 35Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 5 de 35Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: Li Hao
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Kang Wei
Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 8 de 35
© Kang Wei

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Abrigo · A Vista Espelhada é parte da Série Abrigos de da instalações de arquitetura. É definido pela margem norte do Rio Longxi, fora da cidade histórica de Jinping.

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 13 de 35
© Kang Wei

Há 600 anos atrás, um grupo de cidadãos de Ming migrou para esta área como forma de supressão da rebelião do povo de Qian. Por centenas de anos, a cidade foi construída de acordo com as disposições urbanas de Ninjing e seguindo as tradições arquitetônicas do estilo Hui, ganhando estilo único. Para turistas, a pequena ilha pode representar apenas um símbolo cultural, mas para seus residentes é um manifesto de resistência. 

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 7 de 35
© Kang Wei

Ao projetar o abrigo, os arquitetos articularam o isolamento e tensão do povo de Longli e a comunidade vernacular. Criaram então esta vista espelhada de Longli, um abrigo para descanso, diversão, e ao mesmo tempo um marco regional.

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 3 de 35
© Kang Wei
Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 30 de 35
© Kang Wei

Oposto à antiga cidade junto ao rio, o abrigo reflete a imagem da cidade, mas brinca com dualidades. Existem milhares de residentes em Longli, mas o abrigo é apenas para uma pessoa. A cidade é para a vida cotidiana, para grandes grupos, e o abrigo é uma experiência única, para o individual.

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 2 de 35
© Kang Wei

O abrigo é ligado à antiga cidade através de uma ponte de pedra onde os nativos atravessavam diariamente para pescar, cuidar das lavouras, lavar roupas e louças. O próprio terreno é um espaço de transição da antiga cidade feita pelo homem e a paisagem natural.

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 9 de 35
© Kang Wei

O abrigo possui dois pavimentos: o pavimento superior é para apreciar as vistas enquanto que o inferior é para o descanso.

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 35 de 35
Diagrama

O eixo formado pela cidade histórica e o rio define a relação entre o abrigo e o terreno. Os arquitetos utilizaram materiais diferentes para diferenciar as fachadas norte e sul. A fachada norte é densamente coberta por madeira de bambu local, paralela ao eixo da cidade de Longli. Já a fachada sul é revestida com Pilkington Mirropane - uma única folha de vidro transparente, paralela ao eixo do Rio Longxi. A entrada da instalação está frente à antiga ponte de pedra, estabelecendo uma relação entre o 'Abrigo Oposto' e a cidade antiga.

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 10 de 35
© Kang Wei

O vidro reflete a vida cotidiana de Longli ao sul do rio e cria uma sombra da realidade. A imagem espelhada da pirâmide se torna a sombra da pirâmide em si. A refração e reflexão do vidro proporcionam uma experiência de integração das complexas vistas espelhadas para os visitantes. O próprio abrigo não está completamente fora da cidade de Longli, é uma instalação construída sobre as imagens inter-relacionadas da cidade.

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 18 de 35
© Kang Wei

A janela oeste enquadra a vista para a Ponte Longxi, construída na dinastia Ming, já na vista da janela leste está a Ponde do Estudioso, um memorial para o antigo erudito Wang Changling. As três aberturas da ponte formam um cabaz de peixes e as cenas capturadas nas duas janelas são imagens de importância local do Feng Shui

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 26 de 35
© Kang Wei

O formato de pirâmide do espaço interno do abrigo dá a impressão equivocada que o espaço é estreito, mas quando o visitante sobe as escadas, descobrem que o espaço é maior do que parece.

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 5 de 35
© Kang Wei

Na janela falsa da fachada norte estão rachaduras de uma fenda que podem assustar os visitantes quando estão descendo, que não passam de uma ilusão dada pela fachada cega da janela falsa.

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 4 de 35
© Kang Wei

Ao anoitecer, o abrigo possui uma presença bastante diferente do que à luz do dia. Seu volume se mescla com a escuridão e a pirâmide emerge juntamente com suas imagens espelhadas, aparentemente flutuando no ar com seu reflexo na água. 

Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao - Imagem 11 de 35
© Kang Wei

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Longli, Jinping, Kaili Area, Southeast Guizhou, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Abrigo A Vista Espelhada / Li Hao" [The Mirrored Sight Shelter / Li Hao] 14 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872019/abrigo-star-a-vista-espelhada-li-hao> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.