Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Residência Capote / ARKITITO Arquitetura

Residência Capote / ARKITITO Arquitetura

© Vivi Spaco © Vivi Spaco © Vivi Spaco © Vivi Spaco + 17

Casas  · 
São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura ARKITITO Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura
    80.0 m2
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Metalcema, Portobello, VanMar Serralheria
  • Architect in Charge

    Tito Ficarelli
  • Ano do projeto

    2015
  • Fotografias

  • Autores

    Chantal Ficarelli, Tito Ficarelli
  • Equipe Estudio

    Carolina Ubach Pereira, Mariana Olha, Diego Ferreira
  • Paisagismo e reuso de água

    Incriatório
  • Reforço estrutural

    Valdeci Domingues
Mais informações Menos informações
© Vivi Spaco
© Vivi Spaco

Descrição enviada pela equipe de projeto. A iluminada e ampla Residência Capote, localizada numa charmosa vila do bairro de Pinheiros em São Paulo, já foi uma vez um sobrado escuro e estreito.

Para transformar os espaços compartimentados em um salão único no térreo,  foi proposto pelo Arkitito uma reforma total,  que incluiu reforço com substituição de praticamente toda a estrutura da casa. Para conseguir os maiores vãos possíveis, mantendo o pé direito original, foi utilizada uma estrutura mista de vigas de aço recheadas com concreto.

Planta - Térreo
Planta - Térreo
Planta - Superior
Planta - Superior
Corte
Corte

A opção por deixar os materiais em seu estado natural nasceu da premissa de gerar o mínimo de desperdício - por preocupações ambientais do proprietário e da equipe - e de um orçamento compacto, que exigiu a otimização de recursos, resultando numa estética naturalmente industrial do espaço.

O empenho da equipe de arquitetura, engenharia e paisagismo, com a enriquecedora  participação do cliente, alcançou eficientes resultados como a reutilização dos tijolos maciços, o reúso de água da chuva e dos lavatórios e a fabricação de tintas à base de terra.

© Vivi Spaco
© Vivi Spaco
© Vivi Spaco
© Vivi Spaco

Artista plástico, pesquisando incansavelmente novas técnicas, o cliente desenvolveu a química das tintas a partir de amostras de terra trazidas da fazenda de sua família em Minas Gerais. O resultado foi uma paleta de tons marrons e avermelhados que, harmonicamente, envolvem os aços oxidados e os tijolos reaproveitados.

O projeto luminotécnico para a casa deveria ser algo que se integrasse à arquitetura através de materiais que conversassem com a tipologia da construção. Por isso foram escolhidas luminárias de desenho simples e minimalista com acabamento marrom corten e grafite que dessem destaque `a luz que proporcionam e não ao seu aspecto decorativo.

© Vivi Spaco
© Vivi Spaco

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Capote / ARKITITO Arquitetura" 09 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871563/residencia-capote-arkitito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.