O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. MYCC Oficina de Arquitectura
  6. 2016
  7. Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura

Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura

Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura
Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura

Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura + 21

  • Arquitetos

  • Localização

    Boadilla del Monte, Espanha
  • Arquitetos Responsáveis

    Carmina Casajuana, Beatriz G.Casares, Marcos Gonzalez
  • Área

    250.0 m²
  • Ano do projeto

    2016

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um casal amante dos esportes contatou os arquitetos para construir uma casa em uma urbanização tranquila nos arredores de Madri, de onde podem treinar para as próximas competições de corridas de aventura.

O objetivo é fazer uma casa prática, funcional, resistente e cujo processo construtivo seja respeitoso com o meio ambiente. Além disso, a casa deveria ser energeticamente eficiente e a construção ágil e limpa.

Foi uma surpresa saber que os clientes compartilham o interesse de uma Casa Passiva, aquela que por sua morfologia e acabamentos é capaz de funcionar com o mínimo aporte energético, e a casa se desenvolve com o objetivo de minimizar a demanda.

Planta
Planta

Optamos por uma estrutura semi prefabricada de painéis de madeira compensada já cortada em fábrica, montadas em apenas quatro dias. A fachada, por sua vez, se resolve com um sistema SATE de 10 cm de isolamento que proporciona um abrigo eficiente à casa, com acabamentos em argamassa acrílica impermeável, estável e duradoura. 

No primeiro contato com o terreno descobriu-se que a inclinação da topografia permite que desfrutemos as montanhas da paisagem de Madri, condição que foi inserida no processo de projeto. Desta forma, o volume é incorporado na colina e é configurado em dois pavimentos, com acesso inferior relacionado ao térreo e o primeiro pavimento com os quartos relacionados à paisagem. O volume é estrategicamente modelado para possuir orientação sul em todos os ambientes e grandes aberturas aumentam a conexão com o entorno.

Corte
Corte

O pavimento térreo foi concebido pensando na área que se espera ser a mais utilizada: a cozinha, projetada como um grande espaço de encontro, compartilhado em família e de onde parte o acesso para a varanda com piscina. Esta inclui um sistema de correnteza, como parte do treinamento do casal e painéis solares para desfrutar de água quente na piscina, permitindo seu uso durante todo o ano. 

A vegetação também possui um papel importante para o projeto. Duas coberturas ajardinadas conectadas aos quartos aparecem como varandas de carpetes verdes nos pés das camas, uma grande inclinação coberta por espécies aromáticas e temperos para o jardim dos fundos. 

A cor eleita para a maior parte da envoltória é o cinza claro, escolhida por evitar o sobre aquecimento da radiação solar e proporcionar um tom neutro a partir da rua. Esta decisão enfatiza as cores claras dos pátios: verde e amarelo, apenas descobertos quando se anda pela casa. O contraste cromático destaca a importância destes espaços de transição entre a casa e o jardim, enquanto a define como lugares mais domésticos e independentes. Ambos os pátios estão localizados de tal maneira que é impossível vê-los ao mesmo tempo, a não ser que se esteja na cozinha, e não por acaso, este é o local de mais atividade da casa.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
MYCC Oficina de Arquitectura
Escritório
Cita: "Casa Marbel / MYCC Oficina de Arquitectura" [Marbel's House / MYCC Oficina de Arquitectura] 10 Mai 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870939/casa-marbel-mycc-oficina-de-arquitectura> ISSN 0719-8906