O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. China
  5. West-line studio
  6. 2004
  7. Rio do Sonho / West-line studio

Rio do Sonho / West-line studio

  • 12:00 - 30 Abril, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Rio do Sonho / West-line studio
Rio do Sonho / West-line studio, Cortesia de West-line studio
Cortesia de West-line studio

Cortesia de West-line studio Cortesia de West-line studio Cortesia de West-line studio Cortesia de West-line studio + 26

Cortesia de West-line studio
Cortesia de West-line studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto residencial 'Huaxi Mengxibitan' está localizado em Huaxi, um bairro em crescimento a 17km do centro da cidade de Guiyang, capital da província de Guizhou. O projeto iniciou em 2004, com a crescente expansão do distrito. Neste momento, especialmente na área de Guizhou, a construção e as habilidades técnicas eram muito básicas, por isso, os arquitetos tiveram que encontrar formas simples e alternativas para controlar a construção do projeto. Criou-se um modelo 1:1 no lugar, usando molduras de bambu. Isto ajudou a dimensionar a escala do projeto em relação ao entorno montanhoso. O posicionamento destes bambus também ajudaram a destacar pontos críticos, principalmente para as cimentações, devido às condições particularmente adversas do local e a composição do solo. A escolha em converter esta "rede e bambu" em um elemento concreto se deu, principalmente, devido a falta de habilidades construtivas, não permitindo o uso de molduras em aço. A forma do chamado "Rio do Sonho" se inspira na típica arquitetura informal de madeira do povoado de Guizhou.

Axonométrica
Axonométrica

A rede foi modelada na montanha, seguindo sua forma. O uso dessa malha simples ajudou os arquitetos a controlar o projeto. A repetição de somente um módulo origina um sistema que, por falta de habilidades, sofre levemente alterações. Mas os arquitetos estavam conscientes destes problemas e adotaram a malha exatamente para controlar o que não poderia ser controlado, permitindo erros que, ao final, resultaram em mudanças inesperadas e surpreendentes nos módulos originais. 

Cortesia de West-line studio
Cortesia de West-line studio
Axonométrica
Axonométrica
Cortesia de West-line studio
Cortesia de West-line studio
Axonométrica
Axonométrica

A principal característica deste projeto residencial é seu complicado sistema de circulação. Rotas de bifurcação originaram diferentes tipos de pátios e diferentes níveis de privacidade. Os jardins são os espaços mais importantes na composição das residências de Huaxi Mengxibitan. Alguns possuem caminhos de água, outros são repletos de flores, outros são feitos com bambu. Alguns pátios estão atravessados por este sistema articulado de caminhos, alguns são criados por caminhos ao seu redor, outros são "cobertos" por pontes. As escadas também assumem um papel crucial em um projeto construído seguindo a forma da montanha. Algumas são vistas como conexões públicas abertas entre pátios, outras são mais privativas, fechadas entre paredes. Junto ao sistema de caminhos, que ajuda a criar espaços flutuantes entre residências, os pátios abertos em diferentes níveis geram diferentes experiências no decorrer do caminhar. 

Cortesia de West-line studio
Cortesia de West-line studio
Modelo de Estudo
Modelo de Estudo
Cortesia de West-line studio
Cortesia de West-line studio

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Rio do Sonho / West-line studio" [Dream Stream / West-line studio] 30 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870300/rio-do-sonho-west-line-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.