Museu de Serralves apresenta: ‘Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating… Gordon Matta-Clark’

Esta exposição no Museu de Serralves irá debruçar-se sobre os aspetos gestuais, formais e sociais da conceção de arquitetura de Matta-Clark, ou nas suas palavras, de "fazer espaço sem o construir.” Esta apresentação, composta sobretudo por obras do Gordon Matta-Clark Archive no CCA, irá apresentar fotografias, desenhos e documentos relacionados com os projetos mais importantes do artista, e também os seus filmes comerciais, assim como empréstimos importantes relacionados com a obra pioneira do artista.

A exposição irá explorar o singular sentido de Matta-Clark "dos vazios metafóricos, lacunas, espaços  abandonados, lugares que não foram construídos.” A apresentação em Serralves está concebida à volta de uma série de verbos construtivos e destrutivos que definem a conceção do arquitetural do artista: cortar, separar, inclinar, partir, escrever, construir, desenhar, etc. 

Além de materiais de arquivo e obras importantes deste artista, a exposição vai apresentar uma seleção de obras de outros artistas que criam um contexto para os cortes literais e metafóricos de Matta Clark, feitos sobre locais de reconstrução e de abandono e em contextos acentuadamente quer e de privação económica. Esta exposição continua a colaboração entre Serralves e o Canadian Centre for Architecture. Entre as colaborações anteriores contam-se as exposições "O Processo SAAL: Arquitetura e participação 1974-1976”, em 2015, e o "Arquivo de Álvaro Siza Vieira”, em 2016.

A exposição será acompanhada por uma publicação que destacará a abordagem concetual do artista à arquitetura e o seu importante contributo para o pensamento sobre o espaço (in)habitado. A exposição "Gordon Matta-Clark: Cutting, Splitting, Tilting, Writing, Building, Drawing, Eating” é coproduzida com a CULTURGEST, Lisboa, onde será apresentada em outubro de 2017.

  • ONDE: Museu de Serralves
  • QUANDO: De 05 MAIO 2017 - 03 Setembro  2017

Sobre GORDON MATTA-CLARK

Gordon Matta-Clark foi uma figura-chave no mundo da arte de Nova York no SoHo do final dos anos 1960 até sua morte prematura em 1978, e agora reconhecido como dos artistas mais influentes das últimas décadas. Ele nasceu em Nova York em 22 de junho de 1943, filho dos artistas Roberto Matta e Anna Clark. A infância de Matta-Clark foi passada em Nova Iorque, Paris e Chile e estudou arquitetura na Universidade de Cornell em 1963-68.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Museu de Serralves apresenta: ‘Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating… Gordon Matta-Clark’" [Serralves Museum Presents ‘Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating… Gordon Matta-Clark’] 27 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870203/serralves-museum-apresenta-splitting-cutting-writing-drawing-eating-gordon-matta-clark> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.