O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Eventos
  3. Museu de Serralves apresenta: ‘Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating… Gordon Matta-Clark’

Museu de Serralves apresenta: ‘Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating… Gordon Matta-Clark’

  • 18:00 - 27 Abril, 2017
Museu de Serralves apresenta: ‘Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating… Gordon Matta-Clark’
Museu de Serralves apresenta: ‘Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating… Gordon Matta-Clark’, Cortesia de  Museu de Serralves
Cortesia de Museu de Serralves

Esta exposição no Museu de Serralves irá debruçar-se sobre os aspetos gestuais, formais e sociais da conceção de arquitetura de Matta-Clark, ou nas suas palavras, de "fazer espaço sem o construir.” Esta apresentação, composta sobretudo por obras do Gordon Matta-Clark Archive no CCA, irá apresentar fotografias, desenhos e documentos relacionados com os projetos mais importantes do artista, e também os seus filmes comerciais, assim como empréstimos importantes relacionados com a obra pioneira do artista. 

A exposição irá explorar o singular sentido de Matta-Clark "dos vazios metafóricos, lacunas, espaços  abandonados, lugares que não foram construídos.” A apresentação em Serralves está concebida à volta de uma série de verbos construtivos e destrutivos que definem a conceção do arquitetural do artista: cortar, separar, inclinar, partir, escrever, construir, desenhar, etc. 

Além de materiais de arquivo e obras importantes deste artista, a exposição vai apresentar uma seleção de obras de outros artistas que criam um contexto para os cortes literais e  metafóricos de Matta Clark, feitos sobre locais de reconstrução e de abandono e em contextos acentuadamente quer e de privação económica. Esta exposição continua a colaboração entre Serralves e o Canadian Centre for Architecture. Entre as  colaborações anteriores contam-se as exposições "O Processo SAAL: Arquitetura e participação 1974-1976”, em 2015, e o "Arquivo de Álvaro Siza Vieira”, em 2016. 

A exposição será acompanhada por uma publicação que destacará a abordagem concetual do artista à arquitetura e o seu importante contributo para o pensamento sobre o espaço (in)habitado. A exposição "Gordon Matta-Clark: Cutting, Splitting, Tilting, Writing, Building, Drawing, Eating” é coproduzida com a CULTURGEST, Lisboa, onde será apresentada em outubro de 2017.

  • ONDE: Museu de Serralves
  • QUANDO: De 05 MAIO 2017 - 03 Setembro  2017

Sobre GORDON MATTA-CLARK

Gordon Matta-Clark foi uma figura-chave no mundo da arte de Nova York no SoHo do final dos anos 1960 até sua morte prematura em 1978, e agora reconhecido como dos artistas mais influentes das últimas décadas. Ele nasceu em Nova York em 22 de junho de 1943, filho dos artistas Roberto Matta e Anna Clark. A infância de Matta-Clark foi passada em Nova Iorque, Paris e Chile e estudou arquitetura na Universidade de Cornell em 1963-68.

Cita: "Museu de Serralves apresenta: ‘Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating… Gordon Matta-Clark’" [Serralves Museum Presents ‘Splitting, Cutting, Writing, Drawing, Eating… Gordon Matta-Clark’] 27 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870203/serralves-museum-apresenta-splitting-cutting-writing-drawing-eating-gordon-matta-clark> ISSN 0719-8906