Apartamento Copan / SuperLimão

Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 2 de 16Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 3 de 16Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 4 de 16Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 5 de 16Apartamento Copan / SuperLimão - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: SuperLimão
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  137
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  A Lot Of, Atenua Som, Deca, Dpot, Fernando Jaeger Atelier, Futon Company, Leroy Merlín, Marcenária Távola Redonda, Marmoraria Pedra de Esquina, Portobello, Securit
  • Equipe: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello, Sérgio Cabral.
  • Gerenciamento Da Obra: Maria de Lourdes Poloni
  • Cidade: Centro
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 6 de 16
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no 11º andar do Edifício Copan, o apartamento assinado pelo SuperLimão Studio tinha como premissa integrar os ambientes. O desafio foi criar vãos no projeto, já que a estrutura existente não permitia transformar o apartamento em um loft.

Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 13 de 16
© Maíra Acayaba

A solução foi abrir ao máximo os vãos entre as paredes estruturais. A circulação ganhou fluidez, aumentou a ventilação cruzada e a iluminação que entra pelos dois lados do edifício.

Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 9 de 16
© Maíra Acayaba

A área social também aumentou com a criação de uma sala de tv a partir da ampliação de um dos três dormitórios. Um dos quartos e as salas de estar e TV estão na fachada da frente, com a proteção dos brises de concreto característicos do Copan. Já a cozinha, a sala de jantar e o segundo quarto foram instaladas na fachada dos fundos e contam com a luz natural dos elementos vazados que revestem o edifício – no entanto, vidros articulados foram adicionados para controlar o vento intenso no andar.

Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 2 de 16
© Maíra Acayaba

As paredes foram descascadas e o concreto foi exposto mostrando as marcas de fôrmas de madeira da concretagem. O forro de gesso foi removido evidenciando a solução estrutural do edifício, uma a laje nervurada que agora amplia a sensação de pé-direito do living.

As instalações elétricas ficaram aparentes em tubos de aço galvanizado que percorrem o teto e as paredes. A linguagem informal é reforçada nos interiores, na estante montada em estrutura de aço porta paletes, e na cozinha, com os armários de aço com pintura colorida.

Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 8 de 16
© Maíra Acayaba

A lavanderia, nos fundos, ocupa a área deixada pelo antigo quarto de serviço e é integrada à cozinha. Separando estes espaços um portão de chapa metálica perfurada que confere mais privacidade às áreas. E o banheiro de serviço no novo projeto tornou-se um lavabo para o apartamento.

Apartamento Copan / SuperLimão - Imagem 11 de 16
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Edifício Copan - Av. Ipiranga, 200 - Centro, São Paulo - SP, 01046-010, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Copan / SuperLimão" [Copan Apartment / SuperLimão] 02 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870054/apartamento-copan-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.