Residência Pátio / META - Project

Residência Pátio / META - Project - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: META - Project; META - Project
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  800
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Su Chen, Chun Fang
  • Iluminação: Xiaowei Han
  • Equipe De Projeto: Wang Shuo, Zhang Jing, Yaping Wu, Yin Cheng, Qianqian Chang, Han Wang, Guowei Zhang, Tian Lan
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Su Chen, Chun Fang

Descrição enviada pela equipe de projeto. Diferentemente da qualidade introvertida da casa-pátio, o cliente requereu uma variedade de programas de uso misto, incluindo uma casa de chá, sala de jantar, espaço para festas, escritório, espaço para reuniões, assim como dormitórios e espaços para receber hóspedes. O programa contemporâneo - e, muitas vezes, público - abre-se ao pátio e se torna um espaço "extrovertido" que induz a interação e convivência. 

Antes . Imagem © Su Chen, Chun Fang

Isso nos obrigou a romper com a compreensão geral do pátio como uma tipologia fechada, introduzindo a experiência de "serpentear pelos hutongs". Além disso, a abordagem intervencionista derivou da narração espacial da vida no próprio hutong

Diagrama 1

As precauções tomadas em relação as medidas específicas de reforma demonstram a circunspeção. Primeiramente, convertemos o estreito corredor em duas fileiras de tijolo de modo que ele se tornasse compatível com a tipologia do pátio hutong, demolindo a estrutura temporária ao leste e no centro, introduzindo mudanças transversais no terreno de 60 metros de comprimento. 

© Su Chen, Chun Fang

Seguindo essa perspectiva, agrega-se três tipos diferentes de varandas nos espaços de articulação expandidos, redefinindo as camadas na profundidade longitudinal e reconstruindo assim um "pátio de três passos", no sentido espacial.

© Su Chen, Chun Fang

Aqui o pátio não é uma imitação do padrão simétrico tradicional do pátio nos hutongs mas, sim uma reinterpretação contemporânea das várias camadas do pátio e sua possível variação ao longo da profundidade acarretando na mudança do movimento dos passos e no sentido do espaço. A vida do proprietário - todos os programas mistos - foi operada e dividida por três pátios repletos de vegetação, fazendo com que rota diária de caminhar dentro e fora do terreno seja uma experiência espacial contínua e ritmada. 

Detalhe
© Su Chen, Chun Fang
Detalhe

No processo de renovação é possível encontrar um modelo espacial interessante, mas tudo deve integrar-se com a vivência na casa.

© Su Chen, Chun Fang

Além disso, o que nos interessou na reforma foi como a estratégia de desenho pode reduzir adequadamente a quantidade de metros construídos, utilizando a marcação da estrutura já existente para fazer edificações de pequena escala, usando madeira, tijolo, azulejos. Todos materiais locais e artesanais para responder ao problema da escala cotidiana e nível local, para que a vida dos usuários possa desenrolar-se naturalmente. 

Plantas

A intervenção nos hutongs, portanto, deve basear-se na verdadeira compreensão da vida e da cultura, na "aura", como afirmou Walter Benjamin, em vez de ser uma rígida proteção a sua aparência física. 

© Su Chen, Chun Fang

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:West Sea, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Pátio / META - Project" [Courtyard near West Sea / META - Project] 28 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869989/residencia-patio-meta-project> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.