O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Manada Architectural Boundaries
  6. 2016
  7. Ensaio 4 próteses espaciais / MANADA Architectural Boundaries

Ensaio 4 próteses espaciais / MANADA Architectural Boundaries

Ensaio 4 próteses espaciais / MANADA Architectural Boundaries
Ensaio 4 próteses espaciais / MANADA Architectural Boundaries, © Jaime Navarro
© Jaime Navarro

© Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro © Jaime Navarro + 22

  • Arquitetos

    MANADA Architectural Boundaries
  • Localização

    Cidade do México, México
  • Arquitetos Autores

    Katerina Alatzia, Alejandro Tapia
  • Área

    450.0 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Descrição enviada pela equipe de projeto. As próteses foram desenvolvidas por seres humanos com dois propósitos: primeiro, corrigir a função de um órgão danificado; segundo, estender a capacidade inerente de um órgão. Para exemplificar, os óculos que um optometrista produz são próteses corretivas. Os quadros e suas diferentes potências dióptricas ajudam o usuário a recuperar a visão numa média de 20/20. O telescópio e o microscópio, ao contrário, são próteses extensas - oferecendo a possibilidade de ver coisas tão pequenas e tão distantes que o olho nu seria incapaz de distinguir.

Maquete 3D
Maquete 3D
Maquete 3D
Maquete 3D

O projeto arquitetônico deste apartamento no bairro Condesa, Cidade do México, é um desses projetos que mesclam as distinções binárias. Chamando de Ensaio 4, o termo literário por excelência para a "exploração", a intervenção no espaço existente - um apartamento de estilo clássico à arquitetura contemporânea do bairro, com elementos estruturais aparentes, pé-direito duplo e uma busca por transparência - revela que não seria uma abordagem fácil para o espaço. Como em qualquer prática de ensaio, abordamos o espaço de diferentes ângulos. Pode-se dizer que o espaço existente é literalmente envolto para redescobrir o seu potencial. Assim, uma estrutura de madeira finamente articulada é montada seguindo o mesmo raciocínio de um andaime para conformar uma série de estruturas profundas que estendem a função original do espaço. Às vezes o andaime é preenchido com degraus, às vezes tem um mezanino equipado com estantes de livros. Daqui, o andaime estende-se ao pátio para dar forma a um corredor do serviço que em sua extremidade acaba na parede que abriga um jardim vertical.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Em outras palavras, a estrutura foi costurada, ela sobe, é preenchida, faz a volta, torce, se esvazia e é repleta de plantas, equipando e ativando os espaços desarticulados do apartamento. O andaime conecta interior e exterior, unindo os diferentes níveis e é solidificado com a privacidade necessária, permanecendo apenas como um esqueleto quando se busca a transparência. 

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Assim como artista holandês Constant fez com seu projeto New Babylon, onde simplesmente ofereceu uma estrutura de andaime para os usuários adaptarem seu espaço de vida, o escritório MANADA deu origem a uma intervenção que pode muito bem ser considerada uma prótese corretiva e extensa. Corretiva, já que existem novas conexões entre espaços que antes não eram articulados; e extenso uma vez que a estrutura é equipada com os dispositivos diferentes que permitem para sentar-se, exibir livros ou plantas em suspensão. Todas estas formas protéticas oferecem mais funções ao espaço do que as esperadas de uma estrutura que é apenas para suporte.

Ver a galeria completa

Cita: "Ensaio 4 próteses espaciais / MANADA Architectural Boundaries" [Essay 4 Spatial Prosthesis / MANADA Architectural Boundaries] 30 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869797/ensaio-4-proteses-espaciais-manada-architectural-boundaries> ISSN 0719-8906