O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Brasil
  5. MM18 Arquitetura
  6. 2016
  7. Quest / MM18 Arquitetura

Quest / MM18 Arquitetura

Quest / MM18 Arquitetura
Quest  / MM18 Arquitetura, © Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

© Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi + 29

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. São Paulo, 2017 – Uma construção de grandes lajes, com mais de mil metros quadrados – algo raro na região de Alphaville (SP) – foi o pedido do cliente ao MM18 Arquitetura, dos sócios Mila Strauss e Marcos Paulo Caldeira, para o projeto do edifício corporativo Nova Quest. Ao estudar o terreno, muito irregular, a forma em L com a primeira face paralela à frente do lote foi a que resultou melhor aproveitamento, mas gerando assim o ângulo agudo acentuado que acabou dando o apelido ao edifício.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Outra demanda era que a construção precisava ser rápida, e com essa necessidade, o sistema construtivo adotado foi a construção em concreto pré-moldado muito utilizado na região. Nesse cenário, o grande desafio foi conciliar formas inovadoras com as técnicas construtivas convencionais dos edifícios galpão existentes na região, agregando valor estético ao Nova Quest.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Vencidos os desafios de encontrar a empresa que aceitaria produzir as peças de formas irregulares, a montagem funcionou como um quebra-cabeça. A estrutura com pilares, em uma peça única em todos os pavimentos, foi instalada. Depois vieram as vigas, e em seguida as lajes. O edifício tem três pavimentos, mais o térreo e subsolo, tem uma área total de 6 mil m².

Construído para o próprio investidor receber sua empresa, os outros andares ficaram disponíveis para locação. No térreo, foram instalados restaurantes, lojas e outros comércios. Construído nos moldes de um galpão, o Nova Quest foi uma construção de baixo custo.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Além do vidro – para aproveitar a luz natural -, os materiais predominantes foram as telhas metálicas e os elementos vazados em concreto. O projeto luminotécnico é do MM18, que adotou eletrocalhas amarelas para destacar a iluminação do prédio.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Quest / MM18 Arquitetura" [Quest / MM18 Arquitetura] 18 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869394/nova-quest-mm18-arquitetura> ISSN 0719-8906