Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes

Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes - Mais Imagens+ 34

  • Arquitetos: Leonardo Álvarez Yepes; Leonardo Álvarez Yepes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  7100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ADC decoraciones, Argos, Solinoff, Titan
  • Coordenador De Projeto: Edwin Alexander Alfonso
  • Colaboradores: Néstor Iván Gualteros, Diana Martínez García, Mónica Viviana Delgado, Fabián Vargas, Camilo Mora Triana.
  • Desenho De Mobiliário: D.I. Jorge Arrieta
  • Projeto Bioclimático: Jorge Ramírez
  • Projeto Acústico: Daniel Duplat
  • Orçamento E Administração Da Obra: Álvaro León Rodríguez
  • Estrutura: Jaime Buitrago Nova
  • Revestimento De Piso: Germán Tapia
  • Sistemas Hidráulicos: Jorge Granados Robayo
  • Sistemas Elétricos: Juan Antonio Díaz
  • Iluminação E Automação : Pablo David Ariza Martínez, Luis Eduardo Mancera
  • Voz E Dados: Oficina de Tecnologías UNAL Sede Bogotá, Esteban Junco Acevedo
  • Segurança E Controle: División de Vigilancia y Seguridad UNAL Sede Bogotá, Wilson López
  • Cidade: Bogotá
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Rodrigo Dávila

História

O projeto da faculdade de Enfermagem da Universidade Nacional foi gestionado durante mais de 20 anos. Em 1995, o arquiteto Rogelio Salmona desenvolveu um ante-projeto. Em 2003, foi feito um concurso e em 2008, sob as normas do Plano de Regulamentação e Gestão (PRM) da universidade, o projeto foi retomado. Finalmente, em 2014 iniciou-se a construção. 

Planta de Situação

Patrimônio e Localização

O projeto está localizado no Campus da Universidade Nacional seguindo o traçado do plano diretor de Leopoldo Rother, dentro de um entorno de alto valor histórico com a presença próxima de três edifícios de máximo nível de conservação: o edifício da Faculdade de Direito e Ciência Políticas, a Faculdade de Ciências Sociais e o conjunto de edifícios de Medicina Veterinária.

O edifício se localiza de maneira perpendicular ao bloco central do edifício da Faculdade de Direito e Ciência Políticas, organizando e delimitando as áreas exteriores a partir de um recinto definido pelos edifícios circundantes mantendo a relação visual, enquanto a face longitudinal conecta-se com a calçada pedonal que, por sua vez, interliga duas avenidas principais de Bogotá, Av. El Dorado e Av. NQS, com o centro do campus universitário. 

© Rodrigo Dávila

Paisagem e Percurso

A decisão de levantar o projeto da superfície do solo e dispor a menor quantidade de elementos estruturais permite um máximo de relações visuais e atende às conexões urbanas com as diferentes áreas livres do campus. Esta condição se acentua ao inclinar a laje do segundo pavimento, desconectando o edifício da relação horizontal do solo e evitando a sobreposição visual com o edifício da Faculdade de Direito e Ciência Políticas quando se faz o percurso processional disposto por Leopoldo Rother. 

Planta baixa - térreo

Ao aproximar-se do projeto, o plano inclinado permite comprimir o espaço de acesso e abrir a vista para a paisagem, ao ascender pelas escadas se inicia um percurso longitudinal tensionando as vistas à paisagem próxima e afastada. Na cobertura, os três pátios abertos constituem um ambiente austero e passivo animado pela presença das montanhas ao leste da cidade. 

© Rodrigo Dávila

A experiência de transitar pelo projeto é enfatizada pela condição lumínica em cada pavimento que varia em cada planta e permite transições por meio de claros e escuros. A reflexão da luz sobre o concreto ocre cria uma atmosfera que transmite calidez e estabilidade em um projeto acadêmico. 

Croqui
Croqui

Materialidade e Técnica

A disposição de um sistema de ventilação constante nas salas de aula permite, de maneira passiva, controlar os fluxos de ar utilizando um duto longitudinal na parede central que possibilita renovar o ar das salas e expulsá-lo na parte superior do edifício. A mesma solução foi utilizada para os escritórios onde o hall central é o sistema de extração regulado pela ventilação da fachada. 

© Rodrigo Dávila

As marcas da fôrma deixam impressas as texturas da madeira no concreto ocre das paredes e tetos rasos, mantendo vigentes as técnicas tradicionais de construção, além de produzir uma máxima duração e qualidade. 

© Rodrigo Dávila

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bogotá, Bogotá, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Faculdade de Enfermagem na Universidade Nacional da Colômbia / Leonardo Álvarez Yepes" [Nursing Faculty of the Universidad Nacional de Colombia / Leonardo Álvarez Yepes] 11 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868876/faculdade-de-enfermagem-na-universidade-nacional-da-colombia-leonardo-alvarez-yepes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.