O Paraíso da Cor / Atelier Alter

© Cortesia de Atelier Alter

O Paraíso da Cor / Atelier Alter - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Atelier Alter; Atelier Alter
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  4200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Cliente: Beijing No.12 Kindergarten
  • Arquitetos Responsáveis: Xiaojun Bu, Yingfan Zhang
  • Equipe De Projeto: Xiaojun Bu, Yingfan Zhang, Dehu Du, Zhenwei Li
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
© Cortesia de Atelier Alter

Descrição enviada pela equipe de projeto. A No.12 é uma das melhores escolas de Pequim. Com a crescente necessidade de estabelecer um jardim de infância no bairro em que está instalada, a escola reformou suas instalações. O novo jardim de infância se esforça em ser a melhor escola do bairro e a arquitetura, por sua vez, reflete tal ambição.  Além disso, a arquitetura visa se estabelecer como um personagem que anima a própria cidade.

© Cortesia de Atelier Alter

Cercado por blocos residenciais, o terreno necessita instalações de cultura na escala humana. O projeto procura, então, criar um paraíso puro e simples com espaços memoráveis para as crianças. O jardim de infância é composto por linhas limpas e formas de cores primárias. Olhando através da lente de uma criança, a pureza da infância é preservada na arquitetura.

© Cortesia de Atelier Alter

Nosso projeto começa com a conversão da escala de um adulto para uma criança. Usamos blocos de construção como a inspiração, incorporando as aberturas do edifício original e criamos grandes volumes coloridos que emergem da fachada como gigantescos blocos de construção para o bairro. Os simples blocos coloridos se destacam da construção de habitação vernácula e criam um diálogo com as crianças do bairro.

Digrama da Fachada em Isométrica
Análise de Fachada

O uso da cor primária começa com a compreensão da percepção de uma criança. Como a visão de uma criança começa a amadurecer gradualmente após os seis anos, a compreensão das crianças da cor não é tão completa como a dos adultos. Assim, usamos uma variedade de cores na fachada, bem como nos ambientes interiores, para estimular os sentidos das crianças e incentivá-las a explorar os espaços e formas. Assim, o seu papel no espaço seria mais memorável. Nós usamos azul para berçário, verde para bebês entre 1 e 2 anos e laranja para crianças pré-escolares, com ênfases diferentes, ora mantê-los calmos, ora torná-los mais ativos.

© Cortesia de Atelier Alter
Planta baixa - nível 1
© Cortesia de Atelier Alter

Ao combinar as cores brilhantes, tentamos também trazer alguma vivacidade para a cidade de Pequim - a cidade saturada pela neblina de inverno. Em perspectiva, a arquitetura cria uma imagem surreal 2D que rompe com a selva de concreto da urbe moderna. Os dois lados dos volumes pop-up são painéis de iluminação. O design de iluminação torna o bloco de cor pura ainda mais atrativo durante à noite. Ele transforma a arquitetura em uma gigantesca arte repleta de luz e cor.

© Cortesia de Atelier Alter

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Fengtai, Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "O Paraíso da Cor / Atelier Alter" [The Paradise of Color / Atelier Alter] 09 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868759/o-paraiso-da-cor-atelier-alter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.