GAIA / Leppanen + Anker

GAIA / Leppanen + Anker - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Leppanen + Anker, Uribe & Schwarzkopf ; Leppanen + Anker, Uribe & Schwarzkopf
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sebastián Crespo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armo, Assin, Atu , Coheco. Mitsubishi, Disconelec, Drillsoil, Faiquito, Hidrotherm, Imecanic, Industrias Forma, JR Decoraciones
  • Equipe De Trabalho: Sofía Chávez, Caroline Dieden, Alberto Játiva
  • Cálculo Estrutural: Ing. Patricio Ramos
  • Cidade: Quito
  • País: Equador
Mais informaçõesMenos informações
© Sebastián Crespo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício conta com 14 pavimentos e 15000 m2 de construção de uso misto: comércio no térreo, escritórios nos seguintes quatro pavimentos e moradias nos nove restantes. Ele está localizado em uma importante intersecção na cidade, onde confluem um novo ponto do sistema de metrô, um importante edifício governamental, equipamentos comerciais e o parque mais emblemático da cidade. Por ser a primeira construção nova nesta área e com alta visibilidade, a obra tenta combinar diversos elementos, existentes e novos, através de uma proposta formal e volumétrica com muito movimento, criando novas linhas de sombra e reflexos singulares. 

Diagrama

Na busca por uma riqueza espacial da fachada foram eliminadas esquinas estratégicas do edifício, onde foram gerados espaços de pé-direito duplo e triplo, com conexões visuais panorâmicas até a cidade, ativando áreas exteriores tradicionalmente mortas e substituindo-as com diferentes programas sociais. 

© Sebastián Crespo
Planta 01

Estas novas áreas exteriores no alto do edifício aproveitam o visual do parque e o excelente clima equatorial que predomina durante todo o ano. As varandas perimetrais profundas ajudam a reduzir o ganho de calor nas zonas internas, permitindo o uso de porções maiores de vidro na fachada, sem sacrificar o clima passivo e controlado dos espaços. 

© Sebastián Crespo
Planta 03
© Sebastián Crespo

O edifício possui um grande jardim na cobertura, permitindo uma conexão visual com as montanhas andinas ao mesmo tempo em que cria espaços verdes utilizáveis para os residentes do edifício. 

Corte

A fachada do edifício utiliza um processo conhecido como GFRC (Glass Fiber Reinforced Concrete ou Concreto Reforçado com Fibra de Vidro). Os moldes foram feitos em estreita colaboração entre o arquiteto e a construtora, usando o modelo digital do arquiteto na fabricação para proporcionar uma informação precisa e um processo coordenado. O desenho do projeto construtivo utilizou um sistema padrão para reduzir a quantidade de moldes utilizados na co-criação da fachada. A vantagem deste material é a eficiência na instalação dos painéis pré-fabricados de até 4 metros por 2 metros de altura, com um sistema de conexões metálicas ajustáveis permitindo que estas formas complexas sejam alinhadas com facilidade. O produto final é um sistema de fachada dinâmica contínua. 

© Sebastián Crespo

A coordenação entre o Estúdio Leppanen + Anker e o promotor e construtor Uribe & Schwarzkopf, foi vital para o desenvolvimento do edifício Gaia, resultando em um novo marco para a cidade, uma nova referência arquitetônica local na capital equatoriana. 

© Sebastián Crespo
Detalhe
© Sebastián Crespo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quito, Equador

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "GAIA / Leppanen + Anker" [GAIA / Uribe & Schwarzkopf y Leppanen + Anker] 07 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868754/gaia-leppanen-plus-anker> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.