O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Equador
  5. Leppanen + Anker
  6. 2016
  7. GAIA / Leppanen + Anker

GAIA / Leppanen + Anker

  • 21:00 - 7 Abril, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
GAIA / Leppanen + Anker
GAIA / Leppanen + Anker, © Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

© Sebastián Crespo © Sebastián Crespo © Sebastián Crespo © Sebastián Crespo + 24

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício conta com 14 pavimentos e 15000 m2 de construção de uso misto: comércio no térreo, escritórios nos seguintes quatro pavimentos e moradias nos nove restantes. Ele está localizado em uma importante intersecção na cidade, onde confluem um novo ponto do sistema de metrô, um importante edifício governamental, equipamentos comerciais e o parque mais emblemático da cidade. Por ser a primeira construção nova nesta área e com alta visibilidade, a obra tenta combinar diversos elementos, existentes e novos, através de uma proposta formal e volumétrica com muito movimento, criando novas linhas de sombra e reflexos singulares. 

Diagrama
Diagrama

Na busca por uma riqueza espacial da fachada foram eliminadas esquinas estratégicas do edifício, onde foram gerados espaços de pé-direito duplo e triplo, com conexões visuais panorâmicas até a cidade, ativando áreas exteriores tradicionalmente mortas e substituindo-as com diferentes programas sociais. 

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo
Planta 01
Planta 01

Estas novas áreas exteriores no alto do edifício aproveitam o visual do parque e o excelente clima equatorial que predomina durante todo o ano. As varandas perimetrais profundas ajudam a reduzir o ganho de calor nas zonas internas, permitindo o uso de porções maiores de vidro na fachada, sem sacrificar o clima passivo e controlado dos espaços. 

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo
Planta 03
Planta 03
© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

O edifício possui um grande jardim na cobertura, permitindo uma conexão visual com as montanhas andinas ao mesmo tempo em que cria espaços verdes utilizáveis para os residentes do edifício. 

Corte
Corte

A fachada do edifício utiliza um processo conhecido como GFRC (Glass Fiber Reinforced Concrete ou Concreto Reforçado com Fibra de Vidro). Os moldes foram feitos em estreita colaboração entre o arquiteto e a construtora, usando o modelo digital do arquiteto na fabricação para proporcionar uma informação precisa e um processo coordenado. O desenho do projeto construtivo utilizou um sistema padrão para reduzir a quantidade de moldes utilizados na co-criação da fachada. A vantagem deste material é a eficiência na instalação dos painéis pré-fabricados de até 4 metros por 2 metros de altura, com um sistema de conexões metálicas ajustáveis permitindo que estas formas complexas sejam alinhadas com facilidade. O produto final é um sistema de fachada dinâmica contínua. 

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

A coordenação entre o Estúdio Leppanen + Anker e o promotor e construtor Uribe & Schwarzkopf, foi vital para o desenvolvimento do edifício Gaia, resultando em um novo marco para a cidade, uma nova referência arquitetônica local na capital equatoriana. 

© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo
Detalhe
Detalhe
© Sebastián Crespo
© Sebastián Crespo

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Leppanen + Anker
Escritório
Uribe & Schwarzkopf
Escritório
Cita: "GAIA / Leppanen + Anker" [GAIA / Uribe & Schwarzkopf y Leppanen + Anker] 07 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868754/gaia-leppanen-plus-anker> ISSN 0719-8906