Escola de Arquitetura da UC / Gonzalo Claro

Escola de Arquitetura da UC / Gonzalo Claro - Mais Imagens+ 26

Providencia, Chile
  • Arquitetos: Gonzalo Claro; Gonzalo Claro
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1500
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Philippe Blanc
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brimat, CHC, Concret Doctor, DUOMO, Duomo, Ingelam
  • Engenharia: Enlaces Ingenieros Consultores Ltda.
  • Paisagismo: Paulina Courard
  • Associado: Pablo Levine
  • Equipe: Sarah Kutz, Rafaela Behrens
  • Cidade: Providencia
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Erieta Attali

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo edifício da Escola de Arquitetura da Pontifícia Universidade Católica do Chile está situado no canto sul do campus de Lo Contador, ao lado da grande casa patrimonial. É o resultado de um concurso público.

© Philippe Blanc
Isométrica Explodida
© Philippe Blanc

O edifício consiste em um volume de dois níveis de madeira laminada sobre uma base de concreto. A estrutura de colunas e vigas de madeira é disposta em um sistema modulado, o que facilita as etapas de pré-montagem, instalação e posterior transporte das peças. A escolha pela madeira na construção do edifício consiste em evitar cortes e fazer um uso eficiente que aproveita as dimensões estabelecidas. A estrutura de madeira permanece exposta para tornar visível o funcionamento do edifício e a distribuição das cargas ao longo do desenvolvimento vertical e horizontal do edifício. O volume completo de madeira suspenso sobre o solo possui um vão de 21 metros entre seus apoios e deixa seu lado oeste em balanço, constituindo um novo saguão de acesso ao campus.

© Philippe Blanc

Este volume foi construído para conter os escritórios para os professores, este programa funcional foi deixado no interior principal, liberando assim o primeiro nível e a cobertura para programas que movimentam a vida universitária no edifício: um pátio coberto ao nível do solo e um auditório no terraço superior que também é um mirante para as copas das árvores circundantes do entorno.

Isométrica
Fachada Oeste

Esta construção é estruturada em madeira, o que ajuda a atingir a meta de sustentabilidade desde o início do projeto, uma vez que é um recurso renovável e um material com uma pegada de carbono muito baixa. Foi montada com uma técnica de trabalho a seco que diminuiu o tempo de construção juntamente do impacto provocado na vizinhança circundante. Os recursos passivos utilizados neste edifício, como a ventilação cruzada natural, visavam reduzir o ar condicionado mecanizado e tornar esta construção energeticamente eficiente.

© Philippe Blanc
© Erieta Attali

Embora seu programa seja principalmente para uso privado, é um prédio com forte vocação pública, abre sua frente à cidade e transforma sua atividade acadêmica interna para a rua, gerando uma nova relação de permeabilidade sem precedentes do campus com o entorno e sua comunidade.

© Philippe Blanc

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:El Comendador 1936, Providencia, Região Metropolitana, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola de Arquitetura da UC / Gonzalo Claro" [UC Architecture School Building / Gonzalo Claro] 05 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868574/escola-de-arquitetura-da-uc-gonzalo-claro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.