O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Alemanha
  5. LOVE architecture and urbanism
  6. 2013
  7. Sede 50Hertz em Berlim / LOVE architecture and urbanism

Sede 50Hertz em Berlim / LOVE architecture and urbanism

Sede 50Hertz em Berlim / LOVE architecture and urbanism
Sede 50Hertz em Berlim / LOVE architecture and urbanism, © HG Esch
© HG Esch

© HG Esch © HG Esch © HG Esch © HG Esch + 25

  • Cliente

    50Hertz Transmission GmbH
  • Gestão do Projeto

    Andreas Perchinig
  • Equipe do Projeto

    Carina Faustmann, Peggy Marten, Wolfgang Schneider, Verena Auer, Christina Windisch, Anja Moch, Sigrid Derler, Tamara Frisch, Stephanie Jordan, Wolfgang Mitterer
  • Construção Maquete

    Iulius Popa
  • Agência parceira

    Kadawittfeld Architektur
  • Equipe Agência

    Holger Giesen, Karl Büttner, Max Schöneich, Max Schmidt, Henning Drefke, Christian Kreifelts, Lars Junold, Jonas Kröber

  • Supervisão Construção

    Jörg Baumann, Maren Brandt, Suat Schöneich, Jan Knoops
  • Paisagismo

    MAN MADE LAND Bohne Lundqvist Mellier GbR
  • Projeto gráfico

    Garde
  • Interiores

    Kinzo Berlin GmbH | Chris Middleton
  • Artista

    Michael Sailstorfer
  • Construção

    Ed. Züblin AG | Niklot von Bülow
  • Controle de Projeto

    Drees & sommer | Sebastian Schille
  • Planejamento

    Inros Lackner SE | Haie-Jann Krause
  • Escavação

    Porr / Stump Spezialtiefbau | Bernhard Hinterplattner
  • Mais informações Menos informações
© HG Esch
© HG Esch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dezoito escritórios de arquitetura participaram no concurso internacional para a nova sede da 50Hertz Netzquartier em Berlim. A fase final anunciou dois finalistas, LOVE architecture and urbanism e os dinamarqueses de Henning Larsen Architects, com o projeto de LOVE anunciado como vencedor. Os outros competidores incluiam NO.MAD Arquitectos (Madri), Sauerbruch Hutton (Berlim), Hadi Teherani Architects (Hamburgo), Kleihues + Kleihues (Berlim), Müller Reimann (Berlim). 

© HG Esch
© HG Esch

O terreno é digno de ser mencionado devido à sua localização estratégica no centro de Berlim. Está ao lado do Museu de Arte Contemporânea e a zona cultural "Hamburger Bahnhof". O lote também está bastante próximo da principal estação de trens, do parlamento e do distrito do governo.

© HG Esch
© HG Esch
Implantação
Implantação
© HG Esch
© HG Esch

A construção externa, estruturalmente sólida, consiste de colunas compostas de concreto branco (dia-grid), o que permite que os espaços internos sejam livres de apoios junto à fachada, proporcionando utilização flexível do espaço interno. A estrutura cria uma rede de diagonais uniformemente dispostas que simboliza de forma abstrata o propósito da empresa, uma operadora de rede, enquanto também faz referência visual à área ferroviária, com pontes e viadutos metálicos do entorno da estação de Hamburgo e Lehrter.

Diagrama
Diagrama
Diagrama
Diagrama

As estruturas individuais foram removidas da estrutura diagonal uniforme. O único requisito prévio para isso era que um espaço livre e facilmente manejável com um balanço de aproximadamente 8,3 metros que não poderia ser excedido. Esta abordagem lúdica resultou em um exterior de composição geométrica complexa, com estrutura feita de elementos que trabalham a compressão e tensão. Os núcleos de cor laranja abrigam elevadores, escadarias, shafts, salas de manutenção e banheiros, atraindo o olhar desde o exterior para as profundezas do edifício. Dois dos três núcleos estão ligeiramente inclinados. Dado que o Centro de Controle de Reservas também faz parte da nova sede da empresa, um conceito de segurança particularmente sofisticado guiou as etapas de planejamento e implementação. 

© HG Esch
© HG Esch

O projeto cria salas que acomodam o desejo da companhia de adaptar sua cultura corporativa em direção a uma rotina mais aberta, flexível e orientada para o trabalho em equipe. A integração dos espaços de trabalho ao ar livre na profundidade da estrutura do edifício suporta diversos conceitos de utilização, cada um deles oferecendo diferente fluxo de trabalho, qualidade de espaço e de ambiente. Cada desenho apresenta uma mescla de áreas de concentração, áreas de comunicação informal e áreas ajardinadas, que compõem os espaços de trabalho ao ar livre. Durante as etapas de planejamento, cada departamento foi capaz de adaptar seu entorno de trabalho às suas necessidades específicas. Não existem pavimentos iguais no edifício, muitas áreas de trabalho diferente foram criadas, cada uma com sua característica especial.

© HG Esch
© HG Esch
Planta
Planta
© HG Esch
© HG Esch

Durante a noite, os segmentos individuais da estrutura externa estão iluminados, criando linhas dinâmicas que evocam as curvas sinuosas. Isto transforma a estrutura da rede em uma estrutura linear durante a noite, alterando a aparência do edifício. O conjunto foi o primeiro a receber o prêmio "DGNB Diamant” do mundo.

© HG Esch
© HG Esch

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Sede 50Hertz em Berlim / LOVE architecture and urbanism" [50Hertz Headquarter Berlin / LOVE architecture and urbanism] 08 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868560/sede-50hertz-em-berlim-love-architecture-and-urbanism> ISSN 0719-8906