O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Japão
  5. O.F.D.A.
  6. 2016
  7. Túnel Karuizawa / O. F. D. A.

Túnel Karuizawa / O. F. D. A.

  • 17:00 - 3 Abril, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Túnel Karuizawa / O. F. D. A.
Túnel Karuizawa / O. F. D. A., © Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

© Hiroshi Ueda               © Hiroshi Ueda               © Hiroshi Ueda               © Hiroshi Ueda               + 16

  • Arquitetos

  • Localização

    Karuizawa, Japão
  • Arquiteto Responsável

    Taku Sakaushi
  • Área

    237.8 m2
  • Ano do projeto

    2016
© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este é um projeto para um residência de veraneio em Karuizawa, Japão. O terreno se encontra no lado sul da estação de trem da cidade, sua fronteira norte é uma rua local e os outros lados estão limitados pelas propriedades dos vizinhos. Antes de iniciar o projeto, havia uma bonita vista do terreno vizinho a oeste, sua residência estava quase escondida por trás das árvores. Ainda não se havia construído nenhum edifício no lado oeste. Uma importante solicitação do cliente era manter os edifícios circundantes fora da vista da sua residência, tanto quanto fosse possível. Desta forma, após examinar diversas alternativas, o edifício finalizado possui uma forma de megafone, com sua abertura orientada para o sul.

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Uma das razões para escolher esta forma se relaciona com a consideração da vista desde o lar, como foi mencionando anteriormente. De fato, desde o começo, havia a intenção de pesquisar uma forma de túnel com uma entrada ao norte e a abertura ao sul.

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

A arquitetura é um objeto imóvel, inorgânico, fixado ao solo. É diferente das matérias orgânicas, como plantas e corpos humanos, ou inclusive objetos inorgânicos que são móveis, como o mobiliário. A diferença entre eles se aproxima daquela existente entre uma imagem impressa e uma imagem ao vivo. As imagens ao vivo são voláteis, já que mudam constantemente. Queria que os meus trabalhos arquitetônicos mantivessem essa volatilidade e esta ideia me leva a considerar a arquitetura como uma quadro que emoldura a paisagem, os residentes e os móveis, como imagens ao vivo. Isto foi o que eu escrevi em um livro intitulado Arquitetura como Moldura, há seis anos. 

Planta - Térreo
Planta - Térreo

No processo de desenvolver ideias sobre a arquitetura como moldura, fui influenciado por esculturas, pinturas e livros nas quais senti motivos similares. Um deles foi um livro de Haraki Murakami. Em seus primeiros trabalhos, as histórias se desenvolvem dentro de um mundo fechado, porém em trabalhos posteriores, ele criou vários vãos para estabelecer conexões com outros mundos. Um caso simbólico é um poço, em The Wind-Up Bird Chronicle, que funciona como um transportador, com o qual o personagem principal se move desde o mundo em que vive para outro diferente.

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Neste projeto, pensamos em criar uma grande moldura - uma estrutura de túnel - que vai desde uma entrada no lado norte com uma grande cobertura até a abertura ao sul. Este túnel é como o transportador no livro de Murakami, que leva os residentes a um mundo repleto de natureza quando chegam da cidade. 

© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda
Corte
Corte
© Hiroshi Ueda
© Hiroshi Ueda

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
O.F.D.A.
Escritório
Cita: "Túnel Karuizawa / O. F. D. A." [Karuizawa Tunnel / O. F. D. A.] 03 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868357/tunel-karuizawa-o-f-d-a> ISSN 0719-8906