O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Pavilhão Lacustre / TAP (Taller de Arquitectura Pública)

Pavilhão Lacustre / TAP (Taller de Arquitectura Pública)

  • 14:00 - 5 Abril, 2017
  • Traduzido por Lis Moreira Cavalcante
Pavilhão Lacustre / TAP (Taller de Arquitectura Pública)
Pavilhão Lacustre / TAP (Taller de Arquitectura Pública), © Enrique Márquez Abella
© Enrique Márquez Abella

© Enrique Márquez Abella © Enrique Márquez Abella © Enrique Márquez Abella © Enrique Márquez Abella + 24

© Enrique Márquez Abella
© Enrique Márquez Abella

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pavilhão Lacustre nasceu da ideia de criar um espaço de reflexão contínua sobre nosso passado lacustre - aquela memória histórica da cidade, cujos fragmentos ainda podemos ver, sentir, tocar e vivenciar. Análogo a um microscópio, o pavilhão é um artefato que nos permitirá observar o horizonte lacustre enterrado pela cidade.

Cortesía de TAP
Cortesía de TAP

Para a sua construção, o desafio era criar uma estrutura que não interferiria na fonte e garantiria a preservação da praça. Ênfase especial foi dada à construção com materiais de qualidade, sustentáveis e de baixa manutenção. A estrutura é feita com madeira de pinheiros nacionais de florestas sustentáveis certificadas e seu revestimento é de tecido de algodão.

© Enrique Márquez Abella
© Enrique Márquez Abella

Juntas estruturais são projetadas para serem completamente desmontáveis por meios mecânicos, para que elas sejam montadas facilmente e não sofram danos por remoção em posterior transferência para outros locais.

Cortesía de TAP
Cortesía de TAP
Cortesía de TAP
Cortesía de TAP
Cortesía de TAP
Cortesía de TAP

O jardim, concebido em colaboração com Almudena e Huerto Roma Verde, inclui uma excelente seleção de frutas, arbustos, gramíneas e é claro, flores do ambiente lacustre. Para isso, foi concebido um sistema de cultivo com um recipiente de fibras vegetais. Dentro dele, uma série de camadas geram um processo de irrigação que se inicia quando a água passa pelas fibras, molhando a primeira camada do sistema: uma cama de doze centímetros da rocha tezontle, que atua como um filtro de papel. Em seguida, a umidade vinda da camada de tezontle passa por um segundo filtro, de algodão, para atingir outra camada, de trinta centímetros de espessura, preenchida com solo rico em nutrientes, no qual várias frutas e flores são plantadas. Este processo será fisicamente observado durante a permanência do Pavilhão Lacustre na Praça de Santa Veracruz.

© Enrique Márquez Abella
© Enrique Márquez Abella

No Festival Internacional de Arquitetura e Cidade MEXTROPOLI, o Pavilhão Lacustre da TAP (Taller de Arquitectura Pública) será instalado ao redor e sobre a fonte na Praça de Santa Veracruz. Ele terá um programa de atividades que visa encorajar o pensamento crítico e a reflexão dos participantes a partir de palestras, oficinas, debates e shows.

© Enrique Márquez Abella
© Enrique Márquez Abella

Com o slogan: Você sabia que havia um grande lago abaixo de nós? Uma cidade Lacustre resiste entre nós, o Taller de Arquitectura Pública propõe a intervenção na Praça Santa Veracruz, uma das praças originais da era da Nova Espanha. A partir de uma instalação arquitetônica como um andaime em torno e sobre a fonte, este elemento será abraçado e será abrigado em seu interior um jardim em memória dos antigos chinampas criados pela cidade de Tenochtitlan.

© Enrique Márquez Abella
© Enrique Márquez Abella

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
TAP (Taller de Arquitectura Pública)
Escritório
Cita: "Pavilhão Lacustre / TAP (Taller de Arquitectura Pública)" [Pabellón Lacustre / TAP (Taller de Arquitectura Pública)] 05 Abr 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Moreira Cavalcante, Lis) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868310/pavilhao-lacustre-tap-taller-de-arquitectura-publica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.