Huma Klabin / Una Arquitetos

Huma Klabin / Una Arquitetos

Huma Klabin / Una Arquitetos - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: Una Arquitetos; Una Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5085
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nelson Kon
  • Colaboradores: Eduardo Martorelli, Hugo Bellini, Igor Cortinove, Marta Onofre, Paula Saito, Pedro Domingues Silva, Ana Julia Chiozza, Luisa Cleaver, Marie Lartigue, Thiago Benucci, Julia Jabur Zemella
  • Equipe Huma : Beatriz Bertho, Fabio Miranda, Felipe de Gerone, Rafael Rossi
  • Geotecnia: Damasco Penna
  • Estrutura: Edatec
  • Instalações: Etip 
  • Luminotecnia: Studio Serradura
  • Esquadrias: Arqmate
  • Paisagismo: Soma
  • Impermeabilização: Proiso
  • Comunicação Visual: Triplex Arquitetura
  • Construtora: Gattaz Engenharia
  • Autores: Cristiane Muniz, Fábio Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Viégas
Mais informaçõesMenos informações
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Numa cidade como São Paulo, o endereço representa grande parte das qualidades associadas à vida urbana. A Vila Mariana é um bairro onde o uso misto garante a vivacidade das atividades cotidianas, é servido de infraestrutura de transporte público, comércio, lazer. O terreno situa-se na Rua Calixto da Mota, espigão central, próximo à Avenida Domingos de Moraes, o que lhe propicia vistas amplas. O lote está envolto por edifícios altos que geram frestas livres permitindo o desfrute destes visuais.

© Nelson Kon

O esquema proposto partiu de uma estrutura capaz de alternar as direções de abertura dos apartamentos, garantindo as melhores orientações para todos: vistas, aeração e insolação. Essa estratégia pode ser imaginada como sistêmica numa metrópole cujo modelo atual são torres isoladas em seus pequenos lotes, formando um gigante paliteiro monofuncional. Essa implantação respeita vizinhos, pois preserva distâncias adequadas entre apartamentos.

© Nelson Kon

Na prática, é uma operação contrária aos projetos genéricos carimbados em qualquer terreno, indiscriminadamente. O edifício se acomoda ao lote com declividades nos dois sentidos. A diferença de nível na rua (mais de dois metros de uma divisa à outra) favorece acesso aos dois subsolos de estacionamentos, com pouca movimentação de terra. 

© Nelson Kon

Acima do nível mais alto desse acesso localiza-se o andar livre para os moradores com salão de festas, lavanderia coletiva e ginástica, que em sua cobertura abriga ainda piscina e solário. Assim, esse escalonamento resulta numa construção que amplia as áreas comuns, respeita a topografia original e as construções vizinhas. O recuo frontal exigido pela legislação urbanística foi incorporado como um jardim que se oferece à cidade.

© Nelson Kon
Planta - Térreo
© Nelson Kon

 A própria construção horizontal estabelece o limite e se dobra verticalmente, formando um dos volumes com 12 andares de apartamentos. O outro bloco que conforma a volumetria final possui um andar a menos, e está um pouco recuado com relação à rua. As duas torres são afastadas pela circulação de acesso às unidades, que também é o local de espera dos elevadores. Configura-se como uma passagem aberta à cidade, com luz e ar. O andar tipo possui quatro apartamentos de 44,00m2 e um apartamento maior com 67,00m2, com a possibilidade de se conjugarem.

© Nelson Kon

Os apartamentos se ampliam através de grandes varandas, protegidas por painéis translúcidos de enrolar, para controle da incidência de sol, ventos e chuva. Todas as unidades de cobertura têm acesso a um solário, através de suas varandas.A construção é em concreto armado aparente, ou seja, estrutura, acabamento, volumetria e expressão nascem da qualidade técnica e racionalidade dos sistemas construtivos associados. Cada material foi pensado a partir de suas qualidades: forros em placas de madeira, painéis internos em gesso (para eficiência termo-acústica) e vidro em toda a face que se abre às varandas. 

Corte Transversal
© Nelson Kon
Detalhe

Este edifício, projetado para o mercado imobiliário, procura se implantar na cidade como regra, não exceção.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Huma Klabin / Una Arquitetos" [Huma Klabin / UNA Arquitetos] 28 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/868006/huma-klabin-una-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.