Vilarejo de Habilitação / WOHA

Vilarejo de Habilitação / WOHA - Mais Imagens+ 21

© Patrick Bingham-Hall

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado em Redhill, o projeto é uma demonstração de renovação e construção comunitária, através da definição de um masterplan e do uso readaptado do edifício do Instituto Vocacional Bukit Merah, construído nos anos 1970. A propriedade foi readaptada como o Vilarejo de Habilitação - um espaço inclusivo que integra educação, trabalho, treinamento e comércio conectando as pessoas com deficiência na sociedade.

© Edward Hendricks

Antes da reforma, a propriedade não contribuía com o bairro. O novo projeto reimagina o vilarejo como um destino de parque e jardim, pensado como uma parte integral da rede de circulação de pedestres do bairro. 

Implantação

O escopo do projeto inclui arquitetura, interiores, projeto de identidade gráfica, luminotécnico, arte e paisagismo. Os edifícios são renomeados como "Ninho", "Playground", "Vilarejo Verde", "Colmeia", "Hub" e "Academia" - com base em seu caráter e programa; são conectados por rampas e elevadores.

© Patrick Bingham-Hall

O novo edifício Ninho está ancorado no lago principal e serve de farol, orientando o fluxo de pedestres através de novos caminhos e conexões. Sua expressão arquitetônica e acabamentos são uma continuação dos edifícios existentes. Um terraço em madeira está disposto sobre o pátio e no Playground, em um nível levemente inferior como um anfiteatro com rampas integradas. O terraço continua sob e através do edifício como uma varanda com vistas para as ilhas de atividade e trilhas em meio ao jardim que conectam as habitações adjacentes. Tubos de concreto pré-moldados são inseridos abaixo do anfiteatro como recantos de repouso. O espaço aberto entre o Vilarejo Verde e a Colmeia é reativado como um quintal com contêineres marítimos reimaginados como pontes, 'follies' e ambientes de encontro vagamente dispersos com vasos em tambores de óleo reciclado.

© Edward Hendricks

A sinalização é desenvolvida como uma série de pontos em entradas e esquinas estratégicas para ajudar na orientação e circulação. Cada edifício é identificado por uma parede característica com gráficos coloridos. A iluminação externa é projetada para proporcionar um ambiente acessível e de parque de caráter sereno. Fachadas de edifícios, abrigos, cabanas e passarelas são acentuadas como faróis e conectores no parque. A arte é integrada no jardim com grandes murais, incorporando obras de artistas autistas.

© Edward Hendricks

A vegetação do parque e os jardins aquáticos são projetados com uma variedade de espécies nativas, de escalas e de cores, complementando as árvores existentes para atrair biodiversidade e dar suporte aos diferentes ecossistemas. Varandas, pérgolas e cabanas estendem as passagens como espaços de encontro externos.

© Edward Hendricks

O Vilarejo de Habilitação promove a sustentabilidade e a sociabilidade, além do aprendizado, vínculo e cura de pessoas com habilidades variadas dentro de um ambiente biofílico. Isso cria um espaço inclusivo que permite e valoriza todos.

© Patrick Bingham-Hall

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:20 Lengkok Bahru, Singapura

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Vilarejo de Habilitação / WOHA" [Enabling Village / WOHA] 29 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867835/vilarejo-de-habilitacao-woha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.