O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Espanha
  5. Josep Ferrando
  6. 2014
  7. Casa entre Empenas Sant Cugat / Josep Ferrando

Casa entre Empenas Sant Cugat / Josep Ferrando

Casa entre Empenas Sant Cugat / Josep Ferrando
Casa entre Empenas Sant Cugat / Josep Ferrando, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 33

  • Cliente

    Miriam y Eduard
  • Construtora

    ROOM S.L.
  • Arquiteto Técnico

    Toledo-Villarreal
  • Engenheiro Estrutural

    Josep Nel.lo
  • Colaboradores

    Marta Arias, Carol Castilla, Jordi Pérez, Félix Platero, Goun Park, TaeGweon Kim, Adrià Orriols, Clara Vidal, Borja Rodríguez
  • Orçamento

    300.000 €
  • Mais informações Menos informações
© Adrià Goula
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada no centro histórico de Sant Cugat del Vallès, uma casa entre empenas é convertida num projeto da cidade e de uma maneira de viver.

Contexto
Contexto

Uma peça que encaixa suas complexas condições urbanas: os entornos do Monastério, o Patrimônio Cultural, a fachada principal e a cobertura a ser preservada. O desnível topográfico faz com que o terreno fique entre duas ruas situadas em cotas diferentes.

Dentro da casa entre empenas existente é inserida uma casa de bloco de concreto. As empenas desta incrementam sua espessura para servir de filtro e de espaço servidor, gerando num lado o espaço de armazenagem e no outro a "promenade".

Maquete
Maquete
Maquete
Maquete
Maquete
Maquete

Estas espessuras constróem fachadas interiores no sentido longitudinal que aumentam a sensação espacial no sentido transversal da habitação.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

No interior da casa de concreto, os planos de madeira foram adaptados à topografia e às aberturas das fachadas existentes.

© Adrià Goula
© Adrià Goula
Corte
Corte
© Adrià Goula
© Adrià Goula

São geradas visuais cruzadas que inundam de luz todos os níveis até a parte enterrada, através do vazio das cotas superiores.

Maquete
Maquete

O programa da residência é fragmentado evitando a continuidade do plano horizontal que Adolf Loos nomeou "Raumplan".

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A sequência de casas dentro de uma casa vai desde materiais mais urbanos a materiais mais domésticos, construindo um espaço vazio entre eles que deixa circular a luz e as vistas por todos os espaços. O vazio interior é convertido na praça ou espaço público da casa. Esse espaço onde todos os olhares se cruzam e as relações se constróem através do mobiliário que se volta a ele.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa entre Empenas Sant Cugat / Josep Ferrando" [Casa entre Medianeras Sant Cugat / Josep Ferrando] 24 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867832/casa-entre-empenas-sant-cugat-josep-ferrando> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.