Residência Preta / K2A

Residência Preta / K2A - Mais Imagens+ 29

Bruxelas, Bélgica
  • Arquitetos: K2A
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  560
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Nicolas Schimp
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Berker, Fantini, SVK, Sky-Frame, VALVO, VANDERSANDEN
© Nicolas Schimp

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência original foi construída nos anos 60, com um estilo remetendo à clássica casa familiar desta parte de Bruxelas. O projeto está situado em um rico e verde bairro residencial na periferia da cidade.

© Nicolas Schimp
Planta 1
© Nicolas Schimp

A antiga residência era essencialmente um edifício de dois pavimentos de tijolo branco. Aproveitou-se a inclinação do terreno para incluir uma garagem para dois automóveis no subsolo no qual caberia uma escada exterior que conduz a entrada principal no térreo.

© Nicolas Schimp

O estrito código de construção requeria que a geometria do antigo edifício não fosse modificada, incluindo suas coberturas inclinadas, sua altura e os materiais com os quais foi originalmente construído. Entretanto, existiam poucas regras sobre 'esculpir' o terreno ou escolher a paleta de cores. 

© Nicolas Schimp

A intervenção consiste em renovar e ampliar a casa existente. 

I. Criação de uma "base": o térreo da edificação foi estendido melhorando a geometria do projeto e gerando a impressão de que agora ele se assenta sobre um pedestal. Esta extensão também oferece uma nova escada exterior que une dois níveis do jardim e cria uma passagem ao longo da fachada sul. Por fim, três nichos estão esculpidos dentro da massa dessa base: a garagem, a entrada do escritório e a nova entrada principal.

© Nicolas Schimp

II. Revendo o interior: a nova entrada da residência foi rebaixada até o nível do solo, oferecendo um acesso direto e generoso aos seus ocupantes. O primeiro pavimento também foi liberado completamente. Uma vez dentro, uma nova escada escultórica se abre ao longo das paredes. Além disso, o novo salão agora possui pé-direito duplo. 

© Nicolas Schimp

III. Emoldurar a natureza: para conferir a impressão de uma estrutura monolítica foi utilizada uma paleta de cores para a fachada, cobertura e esquadrias. As paredes interiores da residência, vistas como uma "câmara escura", estão pintadas principalmente de cor branca que oferece um contraste perfeito com o mundo exterior: as janelas se convertem em momentos emoldurados da paisagem natural circundante.

© Nicolas Schimp

Descrição do produto. Para conferir uma ampla visão do entorno, foram utilizadas esquadrias muito finas. Além disso, em vez de utilizar a técnica tradicional de colocar as esquadrias dentro da abertura, elas foram encaixadas no lado exterior. Em certos casos, cria-se a impressão de que as esquadrias desaparecem por completo. 

© Nicolas Schimp

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Preta / K2A" [Villa Black / K2A] 23 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867629/residencia-preta-k2a> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.