Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL

Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL

Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Fachada, Jardim, AidoCasa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Imagem 3 de 29Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - VigaCasa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Tijolo, Fachada, VigaCasa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Mais Imagens+ 24

Salvador, Brasil
  • Arquitetos: ESTUDIOFAROL; ESTUDIOFAROL
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  90
  • Fotógrafo
    Fotografias:Exídio Correia
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumiart, Deca, Fortlev, Tigre
  • Fiscalização De Obra: ESTUDIOFAROL
  • Consultoria: Engº Eduardo Costa
  • Projeto Estrutural: A5 engenharia
  • Projetos De Hidráulica E Elétrica: Gurgel e Castro engenharia
  • Construção: Gurgel e Castro engenharia
  • Autores: Carolina Gabrieli, Fagner Novaes, Carolina Carvallo
  • Cidade: Salvador
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Janela, Viga
© Exídio Correia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma pequena rua transversal à avenida Dorival Caymmi em Itapuã, a casa que leva o mesmo nome do fascinante bairro de Salvador, nasceu da necessidade do proprietário de morar e trabalhar no mesmo local. Dj e dono de uma empresa que fornece estrutura física para eventos de pequeno e médio porte, o proprietário queria sobretudo uma residência prática, durável e de fácil manutenção.

Planta Baixa

A proposta da estudiofarol foi pensada para que a edificação fosse executada em duas etapas, sendo a primeira, já construída, o embrião inicial da residência juntamente com o espaço destinado à empresa e a segunda etapa seria a ampliação da residência em um pavimento superior que será executado no futuro.

Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Janela, Porta, Viga
© Exídio Correia

A casa está implantada na lateral oeste do edifício, abrindo-se para as faces norte, sul e leste, o que faz com que a edificação vizinha (oeste) juntamente com a parede cega desta face a protejam da incidência de sol poente ao mesmo tempo que que ele recebe iluminação indireta vinda das faces norte sul e leste. O recuo frontal na zona norte possibilita que se estacionem tanto o veículo de passeio do proprietário, na lateral leste, quanto o caminhão usado pela empresa, na lateral oeste, esta conta com um pé direito mais alto para que o baú do caminhão esteja protegido da chuva enquanto descarrega.

Sol Inverno Poente
Sol Verão Poente

O acesso a empresa é feito diretamente pela frente do edifício enquanto que o acesso a casa é feito pela lateral através de um cainho de placas de concreto armado que conduzem o usuário até a sala e área de serviço.

Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Fachada, Jardim, Aido
© Exídio Correia

Toda a disposição do programa de necessidades, extremamente compacto, é feita usando-se o mínimo de divisões internas possível. A parte da residência possui apenas as paredes do sanitário que fazem a divisão sala/quarto enquanto que a área da empresa possui apenas uma parede que isola o sanitário da área de depósito e administração que comungam o mesmo espaço. Há ainda uma área de serviço externa que se conecta a cozinha e à área de lazer e está levemente afastada da parede da empresa para que seja resguardada a ventilação da mesma.

Perspectiva

O sistema construtivo foi pensado para que houvesse o mínimo de manutenção possível e quando houvesse a mesma fosse de fácil execução, visto isso toda a estrutura foi deixada aparente, do jeito que saiu das formas de compensado plastificado recebendo apenas três demãos de silicone para protege-la das intempéries. As lajes possuem pequenos balanços de 50 cm, em torno de toda a edificação, para proteger tanto as alvenarias quanto as esquadrias de chuvas mais fortes.

Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Tijolo
© Exídio Correia

Optou-se pela utilização de alvenarias aparentes em tijolo cerâmico eliminando algumas etapas do sistema convencional como chapisco, emboço e reboco. Utilizou-se alvenaria convencional apenas nas paredes onde haveria instalações hidráulicas que necessitariam estar embutidas.

Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Tijolo
© Exídio Correia

As instalações elétricas e de águas pluviais foram deixadas aparentes e pintadas de preto para que contrastassem com o marrom da cerâmica e o branco de algumas das paredes internas. 

Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Viga
© Exídio Correia

Todas as esquadrias da casa foram executadas em sistema simples de alumínio anodizado na cor preta exceto o grande portão de acesso a empresa que foi executado em estrutura de aço galvanizado e fechamento em chapa perfurada no mesmo material, ambos pintados em esmalte sintético na cor vermelha sobre primer. A chapa perfurada possibilita uma renovação constante no ar dentro do depósito minimizando possíveis odores típicos de área com este uso.

Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Imagem 3 de 29
© Exídio Correia

A casa Itapuã faz parte de uma linha de pensamento da estudiofarol que busca os aspectos fundamentais da construção desnudando-a de todo aspecto supérfluo ou desnecessário a fim de trazer a arquitetura para seu papel fundamental de abrigo. 

Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL - Tijolo, Porta, Janela, Fachada, Viga
© Exídio Correia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Itapuã / ESTUDIOFAROL" 28 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867509/casa-itapua-estudiofarol> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.