"Concrete" na Alserkal Avenue / OMA

Concrete na Alserkal Avenue / OMA - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: OMA; OMA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1250
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Iluminação: Licht Kompetenz
  • Arquitetos Locais: CVTEC
  • Acústica: Acoustic Logic
  • Instalações: Blue Camel Design
  • Construção: Blue Camel Design
  • Arquiteto Responsável: Iyad Alsaka
  • Arquiteto Do Projeto: Kaveh Dabiri
  • Equipe: Yoonhee Bae, Aras Burak, Shabnam Hosseini, Mohammed Jabri, Alejandro Noe, Guerrero Ortega, Christin Simonian, Mayar Soliman
  • Cidade: Dubai
Mais informaçõesMenos informações
© Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na área industrial de Al Qouz em Dubai, a Alserkal Avenue foi fundada em 2007 com o objetivo de promover iniciativas culturais na região. Desde então, tornou-se o centro de arte mais importante do Dubai com vinte e cinco galerias e espaços de arte. Concrete, um novo local, aborda a crescente necessidade dos distritos para um espaço público localizado centralmente que pode hospedar um programa diverso.

Axonométrica Explodida. Imagem © OMA

O antigo armazém de 1250 m² oferece um espaço polivalente para acomodar uma série de eventos públicos, incluindo exposições, apresentações, palestras e desfiles de moda. A estratégia projetual centrou-se na maximização da área de eventos. Todos os serviços foram consolidados numa extremidade do edifício, permitindo que os espaços de entrada e de eventos se situassem mais perto do The Yard, a principal praça pública ao ar livre do distrito.

© Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue
Maquete. Imagem © OMA
© Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue

Interiores

O design de interiores introduz um plano de piso flexível para acomodar a diversidade necessária de programa. Quatro paredes giratórias e deslizantes de 8,10 m podem criar várias configurações de espaço, dependendo do tipo de evento. Para manter um espaço fluido, todo o equipamento interior foi integrado ao teto, deixando as paredes e pisos livres de quaisquer componentes.

Configurações Espaciais. Imagem © OMA

Duas claraboias lineares foram posicionadas acima das paredes móveis para permitir finas lâminas de luz ou uma iluminação natural plena dependendo da configuração.

© Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue

Exterior

A fachada frontal original do armazém foi substituída por revestimentos de policarbonato e portas operacionais de altura total. Quando as portas estão abertas, o espaço exterior e interior podem se fundir, ativando o pátio. A conexão com o exterior é reforçada pelo policarbonato translúcido, que traz a visão, luz do dia e atividades ao ar livre para o espaço interior.

© Mohamed Somji, Cortesia de Alserkal Avenue

O resto da fachada original foi mantida e pulverizada em uma mistura personalizada de concreto com agregados de vidro e espelho. A textura áspera do concreto esterilizados e os reflexos de agregados de vidro e espelho fará com que o local se destaque no contexto da Alserkal Avenue.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Al Quoz Industrial Area 3 - Dubai - Emirados Árabes Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: ""Concrete" na Alserkal Avenue / OMA" [Concrete at Alserkal Avenue / OMA] 20 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867459/concrete-na-alserkal-avenue-oma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.