O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. China
  5. Jacques Ferrier Architecture
  6. 2016
  7. Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture

Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture

  • 11:00 - 17 Março, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture
Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture, © Luc Boegly
© Luc Boegly

© Luc Boegly © Luc Boegly © Luc Boegly © Luc Boegly + 28

  • Arquitetos

    Jacques Ferrier and Pauline Marchetti (Jacques Ferrier Architecture com Sensual City Studio)
  • Arquiteto Responsável

    Aurélien Pasquier
  • Paisagismo

    Michel Hoessler, Agence TER
  • Cliente

    A Agência para o Ensino Francês no Exterior (AEFE, Paris) with the French International School of Beijing (LFIP) Diretor de projeto: Design Institute CAG
  • Mais informações Menos informações
© Luc Boegly
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Francesa de Pequim, desenhada por Jacques Ferrier Architecture, foi imaginada como uma paisagem construída. Ela está sendo desenvolvida no bairro "Orchard", que leva o nome das antigas hortas que ali existiam, uma característica definidora deste terreno a caminho do aeroporto. Desde então, o desenvolvimento de blocos residenciais e escolas internacionais introduziram ao local um novo caráter urbano com edifícios de baixo gabarito junto a generosos espaços verdes.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

O edifício cria um espaço contínuo e unificado, definindo os diversos caminhos e sua relação com as ruas. Ele oferece aos estudantes e professores uma combinação de espaços protegidos e abertos, com a paisagem sempre presente como pano de fundo. O térreo abriga espaços e funções compartilhadas: sob um toldo, os espaços comuns para as diversas escolas são alternados com pátios cobertos. Todos os espaços ao ar livre abrem-se para a horta da cantina e para as instalações esportivas. 

© Luc Boegly
© Luc Boegly
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Luc Boegly
© Luc Boegly

As entradas para a escola primária, escola secundária e a universidade estão claramente separadas, como os fluxos de diferentes estudantes. Entretanto, existem conexões entre as diferentes partes da escola pensadas para os funcionários e professores. A organização dos espaços é inequívoca e legível: o hall da escola e a biblioteca são reconhecíveis no momento em que o usuário adentra o espaço.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

No segundo pavimento, as salas de aula são organizadas de forma racional e flexível. Elas estão revestidas por uma rede de madeira que parece flutuar sobre o entorno orgânico formado pelas árvores frutíferas. Desde o interior, esta rede é suficientemente porosa para deixar que a luz transpasse e não obstrua as vistas ao exterior. Este elemento assume um papel importante ao sombrear o edifício e proteger as atividades da escola do exterior. Por fim, o tramado cria uma postura arquitetônica serena, inovadora e identificável, inspirando-se na arquitetura tradicional chinesa. 

© Luc Boegly
© Luc Boegly

O refeitório e a academia foram desenhados como pavilhões na horta. Junto ao estádio, são agregados toques finais a um projeto que combina arquitetura e paisagismo para criar um lugar de aprendizagem notável e preocupado com o meio ambiente. Os metais utilizados nas fachadas dos edifícios estabelecem um jogo de reflexões entre ambientes ajardinados e construídos.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

O aspecto fosco da grelha de madeira ao redor do edifício principal se interpõe com as superfícies polidas da academia e do refeitório.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Com um caráter contemporâneo, que evita excessos modestos, a escola francesa adota uma visão a longo prazo, mantendo abertas as possibilidades de desenvolvimento e novos usos.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture" [The French International School of Beijing / Jacques Ferrier Architecture] 17 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867371/escola-internacional-francesa-em-pequim-jacques-ferrier-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.