O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Escolas
  4. China
  5. Jacques Ferrier Architecture
  6. 2016
  7. Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture

Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture

  • 11:00 - 17 Março, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture
Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture, © Luc Boegly
© Luc Boegly

© Luc Boegly © Luc Boegly © Luc Boegly © Luc Boegly + 28

  • Arquitetos

    Jacques Ferrier and Pauline Marchetti (Jacques Ferrier Architecture com Sensual City Studio)
  • Arquiteto Responsável

    Aurélien Pasquier
  • Paisagismo

    Michel Hoessler, Agence TER
  • Cliente

    A Agência para o Ensino Francês no Exterior (AEFE, Paris) with the French International School of Beijing (LFIP) Diretor de projeto: Design Institute CAG
  • Mais informações Menos informações
© Luc Boegly
© Luc Boegly

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Escola Francesa de Pequim, desenhada por Jacques Ferrier Architecture, foi imaginada como uma paisagem construída. Ela está sendo desenvolvida no bairro "Orchard", que leva o nome das antigas hortas que ali existiam, uma característica definidora deste terreno a caminho do aeroporto. Desde então, o desenvolvimento de blocos residenciais e escolas internacionais introduziram ao local um novo caráter urbano com edifícios de baixo gabarito junto a generosos espaços verdes.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

O edifício cria um espaço contínuo e unificado, definindo os diversos caminhos e sua relação com as ruas. Ele oferece aos estudantes e professores uma combinação de espaços protegidos e abertos, com a paisagem sempre presente como pano de fundo. O térreo abriga espaços e funções compartilhadas: sob um toldo, os espaços comuns para as diversas escolas são alternados com pátios cobertos. Todos os espaços ao ar livre abrem-se para a horta da cantina e para as instalações esportivas. 

© Luc Boegly
© Luc Boegly
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Luc Boegly
© Luc Boegly

As entradas para a escola primária, escola secundária e a universidade estão claramente separadas, como os fluxos de diferentes estudantes. Entretanto, existem conexões entre as diferentes partes da escola pensadas para os funcionários e professores. A organização dos espaços é inequívoca e legível: o hall da escola e a biblioteca são reconhecíveis no momento em que o usuário adentra o espaço.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

No segundo pavimento, as salas de aula são organizadas de forma racional e flexível. Elas estão revestidas por uma rede de madeira que parece flutuar sobre o entorno orgânico formado pelas árvores frutíferas. Desde o interior, esta rede é suficientemente porosa para deixar que a luz transpasse e não obstrua as vistas ao exterior. Este elemento assume um papel importante ao sombrear o edifício e proteger as atividades da escola do exterior. Por fim, o tramado cria uma postura arquitetônica serena, inovadora e identificável, inspirando-se na arquitetura tradicional chinesa. 

© Luc Boegly
© Luc Boegly

O refeitório e a academia foram desenhados como pavilhões na horta. Junto ao estádio, são agregados toques finais a um projeto que combina arquitetura e paisagismo para criar um lugar de aprendizagem notável e preocupado com o meio ambiente. Os metais utilizados nas fachadas dos edifícios estabelecem um jogo de reflexões entre ambientes ajardinados e construídos.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

O aspecto fosco da grelha de madeira ao redor do edifício principal se interpõe com as superfícies polidas da academia e do refeitório.

© Luc Boegly
© Luc Boegly

Com um caráter contemporâneo, que evita excessos modestos, a escola francesa adota uma visão a longo prazo, mantendo abertas as possibilidades de desenvolvimento e novos usos.

© Luc Boegly
© Luc Boegly
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Escola Internacional Francesa em Pequim / Jacques Ferrier Architecture" [The French International School of Beijing / Jacques Ferrier Architecture] 17 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867371/escola-internacional-francesa-em-pequim-jacques-ferrier-architecture> ISSN 0719-8906