O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Praça
  4. Brasil
  5. Rosa Grena Kliass Arquiteta
  6. 2014
  7. Requalificação de Praças em Catanduva / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados

Requalificação de Praças em Catanduva / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados

  • 05:00 - 22 Março, 2017
Requalificação de Praças em Catanduva / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados
Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados, © Ana Mello
© Ana Mello

© Ana Mello © Ana Mello © Ana Mello © Ana Mello + 32

  • Construção

    B&B Engenharia e Construção Ltda.
  • Engenharia Paisagística e Gestão Pública

    Arq. Nilton Vieira da Cruz
  • Eng Civil

    Luzia Claret Fonseca
  • Luminotécnica

    Arq. Neide Senzi
  • Hidráulica

    Eng. Luis Vidal
  • Mais informações Menos informações
© Ana Mello
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente, as quadras que hoje abrigam as Praças da Matriz e Nove de Julho compunham uma só praça, chamada São Domingos. Com o tempo, uma das metades passou a ter uma função mais cívica, evocando a Revolução Constitucionalista de 1932. A outra parte teve seu uso sempre associado à presença da igreja da Matriz.

© Ana Mello
© Ana Mello
© Ana Mello
© Ana Mello

Para o estabelecimento dos programas a serem atendidos, adotou-se metodologia que visou à reformulação dos espaços urbanos para atender às novas funções, com ênfase nas soluções para os espaços de circulação e de estacionamento veicular, tanto nas áreas como nos seus entornos, e nas áreas destinadas aos pedestres. 

A arborização recebeu atenção especial, tanto no que se refere às árvores existentes quanto à implantação de novos conjuntos.

Cortes
Cortes

Praça da Matriz 

© Ana Mello
© Ana Mello

A Praça da Matriz, conhecida como “A praia da cidade”, é muito frequentada, tanto a igreja para cerimônias religiosas como a praça para ponto de encontro. 

Além da recuperação da igreja, de responsabilidade da Prefeitura Municipal, a recuperação da praça tinha como pressupostos a acessibilidade, a valorização da vegetação existente e a criação de um espaço de qualidade estética e ambiental. Um elemento simbólico está presente na praça – o Padre Albino, em bronze, sentado em um dos extensos bancos, testemunha a circulação dos munícipes.

© Ana Mello
© Ana Mello

Praça Nove de Julho

© Ana Mello
© Ana Mello

A Praça Nove de Julho foi tratada em dois grandes compartimentos, de caráter simbólico, tratado como pequenos anfiteatros e pequeno espelho d´água.

A Praça Nove de Julho representa um marco simbólico em Catanduva. Evoca a Revolução Constitucionalista de 1932 através de dois elementos iconográficos – o monumento ao Soldado Constitucionalista (1958), do artista plástico Oscar Valzacchi, e o Mural em baixo relevo (1982), do artista plástico Luis Antonio Malheiros. Foram ambos deslocados para o setor da praça em que serão devidamente valorizados.

© Ana Mello
© Ana Mello
© Ana Mello
© Ana Mello

A praça é um continuum da Praça da Matriz, cuja revitalização foi concluída em 2011. A Rua Cuiabá, que divide as duas praças, terá, nesse trecho, seu leito carroçável elevado ao nível do piso das praças visando assegurar a ligação entre ambas. 

Junto a esta via, há uma edificação coberta que abriga loja de produtos de artesanato, ponto de informações e outras atividades, necessárias ao atendimento dos usuários, além de sanitários e depósitos. Abre-se para área de estar voltada para a Praça da Matriz.

Implantação
Implantação
© Ana Mello
© Ana Mello

Do outro lado, esta edificação, volta-se para o setor do anfiteatro, com seu palco,  localizado sobre a laje de cobertura. Este setor, que tem como função precípua a celebração da data de Nove de Julho, reúne os monumentos remanejados já mencionados, e o recinto do anfiteatro, que acomoda os cidadãos nas festividades culturais e cívicas.

Junto à Rua Recife, importante eixo de acesso à praça pela população da região, localiza-se um ponto de ônibus de fluxo significativo. Nessa região criou-se uma área de estar, sob a sombra das árvores existentes, e um conjunto de vertedouros de água que se encaixam no plano reverso das arquibancadas do anfiteatro.

© Ana Mello
© Ana Mello

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Requalificação de Praças em Catanduva / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados" 22 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867162/requalificacao-de-pracas-em-catanduva-rosa-grena-kliass-arquiteta-plus-barbieri-plus-gorski-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.