Requalificação de Praças em Catanduva / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados

Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Imagem 2 de 32Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - FachadaRequalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - JardimRequalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - JanelaRequalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 27

Catanduva, Brasil
  • Arquiteta Responsável: Priscila Melhado Nishinaka
  • Autores: Rosa Grena Kliass, Maria Cecília Barbieri Gorski, Michel Todel Gorski
  • Equipe: Vanessa Armênio Della Libera
  • Construção: B&B Engenharia e Construção Ltda.
  • Engenharia Paisagística E Gestão Pública: Arq. Nilton Vieira da Cruz
  • Eng Civil: Luzia Claret Fonseca
  • Luminotécnica: Arq. Neide Senzi
  • Hidráulica: Eng. Luis Vidal
  • Cidade: Catanduva
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Janela, Urbano
© Ana Mello

Descrição enviada pela equipe de projeto. Originalmente, as quadras que hoje abrigam as Praças da Matriz e Nove de Julho compunham uma só praça, chamada São Domingos. Com o tempo, uma das metades passou a ter uma função mais cívica, evocando a Revolução Constitucionalista de 1932. A outra parte teve seu uso sempre associado à presença da igreja da Matriz.

Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Urbano
© Ana Mello
Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Jardim
© Ana Mello

Para o estabelecimento dos programas a serem atendidos, adotou-se metodologia que visou à reformulação dos espaços urbanos para atender às novas funções, com ênfase nas soluções para os espaços de circulação e de estacionamento veicular, tanto nas áreas como nos seus entornos, e nas áreas destinadas aos pedestres. 

A arborização recebeu atenção especial, tanto no que se refere às árvores existentes quanto à implantação de novos conjuntos.

Cortes

Praça da Matriz 

Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Urbano
© Ana Mello

A Praça da Matriz, conhecida como “A praia da cidade”, é muito frequentada, tanto a igreja para cerimônias religiosas como a praça para ponto de encontro. 

Além da recuperação da igreja, de responsabilidade da Prefeitura Municipal, a recuperação da praça tinha como pressupostos a acessibilidade, a valorização da vegetação existente e a criação de um espaço de qualidade estética e ambiental. Um elemento simbólico está presente na praça – o Padre Albino, em bronze, sentado em um dos extensos bancos, testemunha a circulação dos munícipes.

Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Escada, Fachada
© Ana Mello

Praça Nove de Julho

Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Janela
© Ana Mello

A Praça Nove de Julho foi tratada em dois grandes compartimentos, de caráter simbólico, tratado como pequenos anfiteatros e pequeno espelho d´água.

A Praça Nove de Julho representa um marco simbólico em Catanduva. Evoca a Revolução Constitucionalista de 1932 através de dois elementos iconográficos – o monumento ao Soldado Constitucionalista (1958), do artista plástico Oscar Valzacchi, e o Mural em baixo relevo (1982), do artista plástico Luis Antonio Malheiros. Foram ambos deslocados para o setor da praça em que serão devidamente valorizados.

Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Janela
© Ana Mello
Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Imagem 14 de 32
© Ana Mello

A praça é um continuum da Praça da Matriz, cuja revitalização foi concluída em 2011. A Rua Cuiabá, que divide as duas praças, terá, nesse trecho, seu leito carroçável elevado ao nível do piso das praças visando assegurar a ligação entre ambas. 

Junto a esta via, há uma edificação coberta que abriga loja de produtos de artesanato, ponto de informações e outras atividades, necessárias ao atendimento dos usuários, além de sanitários e depósitos. Abre-se para área de estar voltada para a Praça da Matriz.

Implantação
Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Imagem 16 de 32
© Ana Mello

Do outro lado, esta edificação, volta-se para o setor do anfiteatro, com seu palco,  localizado sobre a laje de cobertura. Este setor, que tem como função precípua a celebração da data de Nove de Julho, reúne os monumentos remanejados já mencionados, e o recinto do anfiteatro, que acomoda os cidadãos nas festividades culturais e cívicas.

Junto à Rua Recife, importante eixo de acesso à praça pela população da região, localiza-se um ponto de ônibus de fluxo significativo. Nessa região criou-se uma área de estar, sob a sombra das árvores existentes, e um conjunto de vertedouros de água que se encaixam no plano reverso das arquibancadas do anfiteatro.

Requalificação de Praças em Catanduva  / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados - Jardim
© Ana Mello

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Catanduva, SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Requalificação de Praças em Catanduva / Rosa Grena Kliass Arquiteta + Barbieri + Gorski Arquitetos Associados" 22 Mar 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/867162/requalificacao-de-pracas-em-catanduva-rosa-grena-kliass-arquiteta-plus-barbieri-plus-gorski-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.