O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Serviços
  4. Suíça
  5. Wuelser Bechtel Architekten
  6. 2016
  7. Salão de Beleza Talstrasse Zurique / Wülser Bechtel Architekten

Salão de Beleza Talstrasse Zurique / Wülser Bechtel Architekten

  • 17:00 - 12 Março, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Salão de Beleza Talstrasse Zurique / Wülser Bechtel Architekten
Salão de Beleza Talstrasse Zurique / Wülser Bechtel Architekten, © Stefan Wülser
© Stefan Wülser

© Stefan Wülser  © Stefan Wülser  © Stefan Wülser  © Stefan Wülser  + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    Zurique, Suíça
  • Arquitetos Responsáveis

    Stefan Wülser, Nicolaj Bechtel, Daniel Klinger (PL)
  • Área

    85.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
© Stefan Wülser
© Stefan Wülser

Tranquilidade e movimento

Estivemos trabalhando em um salão de beleza de inspiração artística, em uma das ruas mais movimentadas de Zurique. A primeira reunião nos mostrou que seus ambiciosos clientes deveriam esquecer seus trabalhos e problemas quando adentrassem aquele espaço. É um serviço muito pessoal e muito exigente e o ambiente é grande parte da experiência. 

© Stefan Wülser
© Stefan Wülser
Diagrama
Diagrama
© Stefan Wülser
© Stefan Wülser

Havia, obviamente, uma enorme diferença no estado anímico da agitada e ruidosa rua com a música relaxada e o som repetitivo das tesouras de alta qualidade no interior. Parece que o tempo passa em diferentes instâncias. 

Planta
Planta

O ritmo do exterior pode ser considerado uma distração mas, ao mesmo tempo, não queremos descuidar do entorno já que estávamos interessados em uma solução muito específica. Desenvolvemos um padrão que é intrínseco ao desenho, sendo muito interessante já que muda sua aparência dependendo da perspectiva do seu observador. É o resultado de uma elaborada série de protótipos feitos com um carpinteiro local e inspirados na arte gráfica contemporânea (como a bela pintura de Emilie Ding) ou em cenários clássicos modernos (como o trabalho de Roman Clemens).

© Stefan Wülser
© Stefan Wülser

Instalações Espaciais

O delicado interior de madeira foi parcialmente pré-fabricado usando tecnologias de CAAD e de CAM mas também implicou em muitas peças feitas à mão. Conseguimos desenvolver algumas conexões longitudinais refinadas e invisíveis entre peças de madeira MDF de 3 mm. Tudo deveria ser mais fino e preciso possível para não influenciar no efeito perspectivado. Foram necessários muitos testes e a elaboração foi feita dentro de seis dias de trabalho. É mais uma instalação que uma abordagem arquitetônica clássica, mas acreditamos que a precisão e o foco específico do local cria algo muito atemporal aqui.

© Stefan Wülser
© Stefan Wülser

O cliente passa de 1 a 3 horas no salão, movendo-se lentamente dentro do espaço de padrões - pelo qual se desdobram ricas variações quando muda a direção da vista. O condutor ou pedestre observa como o teto se "transforma" enquanto move-se rapidamente já que o ângulo de visão muda drasticamente. 

Diagrama
Diagrama
© Stefan Wülser
© Stefan Wülser
Diagrama
Diagrama

Dado que este fenômeno da percepção geométrica é a ideia espacial dominante - todos os demais elementos do salão são despojados do seu mínimo funcional. As luzes estão suspensas no teto. Os fios negros não tocam nem o piso e nem a cobertura. Nada sai das paredes já que queríamos algo temporal - como o espaço de uma galeria de arte. Também desenhamos uma série específica de espelhos para o salão que sempre aparecem em pares simétricos. Enquanto existe um espelho na frente - a parte posterior serve como estante para compartimentos e bebidas. A coluna existente na parte posterior do espaço é mais espessa do que deveria ser desde um ponto de vista estrutural, mas centraliza todo o espaço. É um distúrbio de boas-vindas para todas as partes repetitivas e destaca a esbeltez da cobertura de madeira e suas paredes.

© Stefan Wülser
© Stefan Wülser

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Salão de Beleza Talstrasse Zurique / Wülser Bechtel Architekten" [Hairdresser's Salon Talstrasse Zürich / Wuelser Bechtel Architekten] 12 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/866989/salao-de-beleza-talstrasse-zurique-wulser-bechtel-architekten> ISSN 0719-8906