![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 1 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b571/e58e/ceb6/b100/004f/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT28.jpg?1480373608)
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Arquitetos: C.F. Møller
- Área: 17100 m²
- Ano: 2016
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Fotografias:Adam Mørk , Erik Adamsson
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Fabricantes: Alucobond, Gustafs, Herrljunga, Itaab, Ruukki, Sapa Building System International NV
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 4 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b5bc/e58e/ceb6/b100/0052/newsletter/TERFOT82.jpg?1480373660)
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo terminal para as conexões permanentes via balsa de Estocolmo para a Finlândia e os Países Bálticos será um marco na paisagem para o novo desenvolvimento urbano Norra Djursgårdsstaden - tanto ambiental como arquitetonicamente.
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 5 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b5eb/e58e/ceb6/b100/0054/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT50.jpg?1480373731)
A primeira experiência do terminal revelou uma realização confiante e imediato detalhamento que demonstra um tipo inovador de tipologia na área, capaz de mesclar espaços fluidos reforçados através de grandes superfícies sem diferenciação.
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 8 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b66a/e58e/ced1/7f00/00a0/medium_jpg/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT71.jpg?1480373859)
O terminal lembra o formato de uma embarcação em movimento e em arquitetura - com grandes gruas e armazéns que antigamente caracterizavam os portos. O terminal possui perfil ambiciosamente sustentável, que também é característica de todo o empreendimento. A ideia principal é criar uma conexão natural entre o centro de Estocolmo e a nova zona urbana e em conexão com o terminal, para que a vida urbana flua naturalmente.
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 11 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b63b/e58e/ced1/7f00/009e/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT67.jpg?1480373811)
Portanto, o terminal é elevado para estar nivelado com a zona urbana, facilitando acesso de pedestres e de veículos. A cobertura do edifício do terminal é projetado com um jardim e conta com alguns nichos de estar, convidando cidadãos e passageiros a descansar nos jardins enquanto desfruta a vista das balsas, o arquipélago e o skyline da cidade.
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 16 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b68d/e58e/ceb6/b100/005b/newsletter/Site_Plan_2_000001.jpg?1480373894)
Deste modo se desfaz a linha divisória entre arquitetura, porto e jardins da cobertura, conectando o terminal ao seu contexto marítimo de maneira direta, em escala, tectônica e materialidade.
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 10 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b566/e58e/ced1/7f00/0096/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT24.jpg?1480373601)
A clareza deliberada e consistência das soluções arquitetônicas são evidentes nas treliças aparentes dos terminais, o uso de aberturas panorâmicas, pisos e revestimentos utilizados para as suas fachadas e forros.
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 3 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b69a/e58e/ced1/7f00/00a2/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT73.jpg?1480373905)
O interior do terminal de balsas é banhado de luz, com um grande saguão de embarque e desembarque. Seu teto escultural traz a luz natural durante o dia e proporciona vistas deslumbrantes do céu estrelado à noite.
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 2 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b648/e58e/ced1/7f00/009f/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT68.jpg?1480373825)
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 24 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b65f/e58e/ceb6/b100/0059/newsletter/Section_Transversal_000001.jpg?1480373848)
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 12 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b676/e58e/ceb6/b100/005a/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT72.jpg?1480373870)
Energia solar e aquecimento geotérmico estão em conjunto com demais sistemas integrados, tornando-o autossuficiente energeticamente.
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 14 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b617/e58e/ceb6/b100/0056/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT64.jpg?1480373778)
Cerca de quatro milhões de pessoas anualmente passarão por Värtaterminalen, viajando da Finlândia e países bálticos.
![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 15 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b60c/e58e/ced1/7f00/009c/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT59.jpg?1480373766)
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![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 9 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b5d2/e58e/ceb6/b100/0053/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT42.jpg?1480373708)
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![Terminal Värtaterminalen / C.F. Møller Architects - Imagem 6 de 27](https://images.adsttc.com/media/images/583c/b582/e58e/ced1/7f00/0097/newsletter/Va%CC%88rtaterminalen_TERFOT31.jpg?1480373628)
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