O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Estados Unidos
  5. Richard Neutra
  6. 1946
  7. Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra

Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra

Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra
Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra, © Ximo Michavila
© Ximo Michavila

Por Dan Gamboa Bohorquez

Na década de quarenta, o milionário Edgar Kaufmann pediu a Richard Neutra um projeto para uma casa de inverno no deserto de Palm Springs, seduzido pela fama que Neutra havia adquirido com seus trabalhos na cidade de Los Angeles. A escolha de Neutra não foi por acaso. Embora Kaufmann tenha tido uma experiência anterior com a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright, uma década antes, inclinou-se por Neutra após desanimar pelo trabalho produzido por Wright em Taliesin West (1939). Ironicamente, Richard Neutra foi um discípulo de Wright até 1926.

© Julius Schulman © Julius Schulman © Julius Schulman © Julius Schulman + 18

© Ximo Michavila
© Ximo Michavila

A Casa Kaufmann (1946-1947) é considerada um dos melhores trabalhos de Neutra, se não o mais reconhecido. A ideia do cliente era uma casa para os meses de inverno, o que se tornou uma casa na qual a luz entrasse ao máximo, aproveitando o sol dessa época do ano; isso explica porque a casa localizada no deserto é completamente revestida de vidro. Ela adapta-se ao terreno rochoso, levitando sobre ele de forma discreta e quase harmônica com o lugar. Sendo o terreno agreste e com um caráter forte, Neutra executa um gesto de simplicidade, projetando uma residência onde as coberturas (elementos horizontais) foram todo o "peso" visível desde longe. Em poucas palavras, a obra, mais que uma casa, é um "terreno flutuante" que serve de refúgio. Todo o conjunto da residência não parece elevar-se muito do solo, exceto o volume central e vertical, que consta de um terraço coberto, acessado a partir do exterior e que serve como segundo andar.

Planta Baixa - 1º Pavimento
Planta Baixa - 1º Pavimento

Entre as estratégias de projeto pensadas por Neutra encontram-se a distribuição em cruz da planta, permitindo que cada uma das alas tivesse o máximo de iluminação e uma boa ventilação durante o dia. A abordagem foi básica: a casa compartilha uma área social central onde localizam-se sala de estar, sala de jantar e lareira. Em cada um dos extremos; norte, leste e oeste, estão os dormitórios que se conectam ao centro através de galerias. As circulações estão dispostas justamente para que a convivência dos habitantes se dê nas galerias sombreadas e terraços que interconectam os espaços, caracterizados pela grande independência à residência. Inclusive as áreas de serviço tem entrada diferente à principal; é por isso que cada dormitório parece uma suíte, com banheiro e sua própria varanda incluída. Todo o conjunto da residência articula-se com dois elementos paisagísticos projetados por Neutra: a piscina (cuja vista dá para o quarto principal) e o jardim desértico.

© Ximo Michavila
© Ximo Michavila

No entanto, a grande característica da residência é dada pelos materiais que Neutra elegeu para sua construção. A pedra era originária de Utah, na qual foram utilizados os mesmos entalhadores que Wright empregou na Casa da Cascata (1936) para criar uma textura única nas paredes de toda a construção. A escolha dos outros materiais como o vidro e o aço são características do Estilo Internacional que dominava na época, com adições funcionais, como perfis de alumínio que protege a casa de tempestades de areia e calor intenso.

© Julius Schulman
© Julius Schulman

Com o passar dos anos a Casa Kaufmann acabou sendo alterada e ampliada, passando dos 297 m² originais a quase o dobro da área. Seus proprietários no ano de 1994 avançaram com um intenso processo de remodelação em que todas as reformas que não correspondiam ao projeto original foram apagadas, processo que durou até 1997 e baseou-se nas fotografias originais de Julius Shulman. Em 2008 ela foi posta na casa de leilões Christie, com lance inicial de 15 milhões de dólares.

Fachadas
Fachadas
  • Arquiteto

    Richard Neutra
  • Localização

    Palm Springs, Estados Unidos
  • Cliente

    Edgar Kaufmann
  • Texto

    Dan Gamboa Bohorquez
  • Área

    297.0 m²
  • Ano do Projeto

    1946
  • Fotografias

Ver a galeria completa

Cita: Duque, Karina. "Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra" [AD Classics: Casa Kaufmann / Richard Neutra] 01 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806348/classicos-da-arquitetura-casa-kaufmann-richard-neutra> ISSN 0719-8906