Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra

Por Dan Gamboa Bohorquez

Na década de quarenta, o milionário Edgar Kaufmann pediu a Richard Neutra um projeto para uma casa de inverno no deserto de Palm Springs, seduzido pela fama que Neutra havia adquirido com seus trabalhos na cidade de Los Angeles. A escolha de Neutra não foi por acaso. Embora Kaufmann tenha tido uma experiência anterior com a Casa da Cascata de Frank Lloyd Wright, uma década antes, inclinou-se por Neutra após desanimar pelo trabalho produzido por Wright em Taliesin West (1939). Ironicamente, Richard Neutra foi um discípulo de Wright até 1926.

Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Imagem 2 de 18Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Imagem 3 de 18Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Imagem 4 de 18Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Imagem 5 de 18Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Mais Imagens+ 13

Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Imagem 10 de 18
© Ximo Michavila

A Casa Kaufmann (1946-1947) é considerada um dos melhores trabalhos de Neutra, se não o mais reconhecido. A ideia do cliente era uma casa para os meses de inverno, o que se tornou uma casa na qual a luz entrasse ao máximo, aproveitando o sol dessa época do ano; isso explica porque a casa localizada no deserto é completamente revestida de vidro. Ela adapta-se ao terreno rochoso, levitando sobre ele de forma discreta e quase harmônica com o lugar. Sendo o terreno agreste e com um caráter forte, Neutra executa um gesto de simplicidade, projetando uma residência onde as coberturas (elementos horizontais) foram todo o "peso" visível desde longe. Em poucas palavras, a obra, mais que uma casa, é um "terreno flutuante" que serve de refúgio. Todo o conjunto da residência não parece elevar-se muito do solo, exceto o volume central e vertical, que consta de um terraço coberto, acessado a partir do exterior e que serve como segundo andar.

Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Imagem 15 de 18
Planta Baixa - 1º Pavimento

Entre as estratégias de projeto pensadas por Neutra encontram-se a distribuição em cruz da planta, permitindo que cada uma das alas tivesse o máximo de iluminação e uma boa ventilação durante o dia. A abordagem foi básica: a casa compartilha uma área social central onde localizam-se sala de estar, sala de jantar e lareira. Em cada um dos extremos; norte, leste e oeste, estão os dormitórios que se conectam ao centro através de galerias. As circulações estão dispostas justamente para que a convivência dos habitantes se dê nas galerias sombreadas e terraços que interconectam os espaços, caracterizados pela grande independência à residência. Inclusive as áreas de serviço tem entrada diferente à principal; é por isso que cada dormitório parece uma suíte, com banheiro e sua própria varanda incluída. Todo o conjunto da residência articula-se com dois elementos paisagísticos projetados por Neutra: a piscina (cuja vista dá para o quarto principal) e o jardim desértico.

Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Imagem 7 de 18
© Ximo Michavila

No entanto, a grande característica da residência é dada pelos materiais que Neutra elegeu para sua construção. A pedra era originária de Utah, na qual foram utilizados os mesmos entalhadores que Wright empregou na Casa da Cascata (1936) para criar uma textura única nas paredes de toda a construção. A escolha dos outros materiais como o vidro e o aço são características do Estilo Internacional que dominava na época, com adições funcionais, como perfis de alumínio que protege a casa de tempestades de areia e calor intenso.

Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Imagem 4 de 18
© Julius Schulman

Com o passar dos anos a Casa Kaufmann acabou sendo alterada e ampliada, passando dos 297 m² originais a quase o dobro da área. Seus proprietários no ano de 1994 avançaram com um intenso processo de remodelação em que todas as reformas que não correspondiam ao projeto original foram apagadas, processo que durou até 1997 e baseou-se nas fotografias originais de Julius Shulman. Em 2008 ela foi posta na casa de leilões Christie, com lance inicial de 15 milhões de dólares.

Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra - Imagem 17 de 18
Fachadas
Palm Springs, Estados Unidos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: Gamboa Bohorquez, Dan. "Clássicos da Arquitetura: Casa Kaufmann / Richard Neutra" [Clásicos de Arquitectura: Casa Kaufmann / Richard Neutra] 01 Mar 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806348/classicos-da-arquitetura-casa-kaufmann-richard-neutra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.