Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio

Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 2 de 42Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 3 de 42Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 4 de 42Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 5 de 42Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Mais Imagens+ 37

Dongcheng Qu, China
  • Equipe De Projeto: Shuhei Aoyama, Yoko Fujii, Lingzi Liu
  • Cidade: Dongcheng Qu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 9 de 42
© Ruijing Photo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado num beco próximo do centro histórico de Pequim, a casa em forma de "L" está entra a antiga muralha e um edifício de dois pavimentos. A renovação teve como objetivo transformar a antiga residência de 43 m² num espaço cômodo e funcional para uma família de seis pessoas.

Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 2 de 42
© Ruijing Photo
Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 37 de 42
Diagrama
Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 38 de 42
Planta 00
Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 29 de 42
© Ruijing Photo

O primeiro pavimento consta de vários "palcos" de madeira que funcionam como sala de estar, jantar, dormitório, sala de estudos e banheiro, criando um espaço aberto e contínuo que oferece oportunidades de comunicação entre os membros da família. Ao mesmo tempo garante que cada indivíduo tenha um espaço habitável independente.

O tamanho de cada ambiente é decidido de acordo com as atividades em diferentes áreas funcionais. O espaço aberto no segundo pavimento é o dormitório das crianças e área infantil. Materiais tais como tapetes e redes são utilizados para garantir a segurança das crianças e para criar um ambiente mais íntimo.

Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 36 de 42
© Ruijing Photo

Uma circulação compartilhada conecta todos os ambientes internos da casa com a rua. 

Uma longa claraboia atravessa toda a casa e mantém luz natural suficiente, criando uma sensação de estar ao ar livre. A fachada posterior está feita de madeira e vidro, pode ser aberta como uma enorme porta. Assim, o espaço interior e o pátio posterior se unem, difundindo o limite entre interior e exterior.

Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 15 de 42
© Ruijing Photo
Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 42 de 42
Corte
Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 30 de 42
© Ruijing Photo

O projeto foi inspirado pelos espaços públicos compartilhados no tradicional Hutong de Pequim, o qual transmite a visão de que um lar pode ser um espaço aberto como parte dos espaços públicos urbanos e o que o define é a relação entre as pessoas que convivem dentro dele e o meio ambiente.

Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio - Imagem 23 de 42
© Ruijing Photo

Originalmente publicado em Fevereiro 27, 2017. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Dengshikou Hutong / B.L.U.E. Architecture Studio" [Dengshikou Hutong Residence / B.L.U.E. Architecture Studio] 19 Jul 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/806208/residencia-dengshikou-hutong-blue-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.