Casa ETIE / Edouard Brunet + François Martens

Casa ETIE / Edouard Brunet + François Martens - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Edouard Brunet, François Martens; Edouard Brunet, François Martens
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  370
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Construção: MATRIX PL sprl + ZUBER CONCEPT
  • Estrutura Metálica: ECOVITRE sprl
  • Engenharia Estabilidade: MATRICHE sprl
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
© Studio Dennis De Smet

Descrição enviada pela equipe de projeto. Atraídos pelos grandes jardins e o ambiente tranquilo desta casa localizada a alguns quilômetros de distância de Bruxelas, os novos proprietários queriam fazer reformas que proporcionassem ambientes mais claros e mais abertos ao exterior.

© Studio Dennis De Smet

Como estavam ambivalentes sobre a estética da casa existente, parte deste projeto também foi redesenhar sua expressão arquitetônica, interna e externamente, mas mantendo seu espírito original. 

© Studio Dennis De Smet

Com sua arquitetura caracterizada por uma robusta cobertura, o revestimento em elementos artificiais de ardósia gradualmente assumiram uma coloração rosada que não harmoniza com os tijolos do térreo. Os beirais, o tamanho das janelas e os materiais resultam num interior particularmente escuro que carece de aberturas para o grande jardim cheio de árvores.

© Studio Dennis De Smet

A intenção dos arquitetos era abrir janelas nas fachadas. O novo anexo dos fundos já é bastante envidraçado e aberto para os jardins, e o volume original da casa recebeu janelas que permitem capturar o caminho do sol e aproveitar a luz natural ao longo do dia. 

Cortesia de François Martens + Edouard Brunet

Para respeitar a arquitetura existente, os arquitetos optaram por tornar suas intervenções claramente distinguíveis e para isso cada nova abertura foi destacada por uma envoltória preta que estende para os interiores, similar a uma moldura para a paisagem.

© Studio Dennis De Smet

O isolamento das paredes e cobertura foi substituído mantendo a forma do telhado distintivo. A disposição dos interiores foi modificado com a cozinha integrada com a varanda e novo espaço ficou disponível no térreo através de uma nova escadaria nos fundos da casa.

© Studio Dennis De Smet

Os espaços aumentados graças ao anexo parecem ainda maiores uma vez que a continuidade do interior e exterior foi enaltecida com pequenos detalhes. Para minimizar o máximo possível a presença visual dos marcos e esquadrias deslizantes do anexo, eles foram alinhados. Isso permite que cada folha se esconda atrás da outra em uma expressão arquitetônica simples e rítmica.

Isso também reforça os grandes eixos visuais que acentuam a sensação de espaço aberto em novas perspectivas, incluindo aquelas que vão da porta da frente para os jardins.

© Studio Dennis De Smet

Graças aos detalhes técnicos específicos, as esquadrias deslizantes do anexo vão do piso ao teto, permitindo visualizar o céu e a copa das árvores a partir da sala de estar.

A continuidade interior e exterior é enaltecida e as novas aberturas são como quadros animados que conversam com as obras de arte dos residentes.

© Studio Dennis De Smet

Novas claraboias foram abertas na cobertura por sobre o hall, permitindo vistas da circulação superior e iluminando o ambiente através dessa abertura no piso. 

Esta estratégia também é uma divertida conexão visual entre os dois pavimentos e os divide acústica e termicamente.

© Studio Dennis De Smet

Para as novas aberturas no volume existente, os arquitetos usaram ardósias sombreadas com dimensões semelhantes aos tijolos existentes, que foram mantidos. Isso proporciona nova coerência à casa ao reduzir a sensação de justaposição de dois volumes separados - cobertura e base. 

© Studio Dennis De Smet

A escolha dos acabamentos para as novas aberturas refletem as escolhas em relação à materialidade. Em contraste com os tijolos cor de areia e esquadrias de cores escuras conferem harmonia e elegância. 

A escolha dos materiais internos pelos proprietários similares às fachadas dão coerência aos interiores assim como ao exterior.

© Studio Dennis De Smet

Com intervenções precisas, os arquitetos transformaram a expressão da casa existente mantendo seu espírito original. Os detalhes  técnicos que servem as intenções de projeto permitem trazer leveza e elegância ao edifício original. Além da transformação externa, estas intervenções também ajudaram a acrescentar à qualidade de vida de seus residentes ao oferecer interiores mais claros e conectados ao jardim. 

© Studio Dennis De Smet

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa ETIE / Edouard Brunet + François Martens" [ETIE / Edouard Brunet +François Martens] 24 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805365/casa-etie-edouard-brunet-plus-francois-martens> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.