O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Cafeterias
  4. Brasil
  5. PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia
  6. 2016
  7. Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia

Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia

  • 05:00 - 16 Fevereiro, 2017
Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia
Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia, © Luíza Ananias
© Luíza Ananias

© Luíza Ananias © Luíza Ananias © Luíza Ananias © Luíza Ananias + 40

© Gabriel Castro
© Gabriel Castro

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Café Oop fica na Savassi, região central de Belo Horizonte, junto a muitos outros pontos comerciais: lojas, restaurantes, bares e edifícios que abrigam escritórios de arquitetura, de comunicação, de design e startups. Essa diversidade determinou a escolha do ponto: próximo do público alvo, profissionais criativos que adoram café e que encontram, no espaço da cafeteria, um local de encontros profissionais e casuais.

© Luíza Ananias
© Luíza Ananias

O personagem principal do projeto é o café especial, que, além de ter qualidade superior à do café comercial ordinariamente encontrado, vem acompanhado de um cuidado especial com o grão, desde o tratamento do terroir até a xícara do consumidor. Essa é a principal experiência que a cafeteria proporciona e que foi a diretriz norteadora do projeto. 

© Luíza Ananias
© Luíza Ananias
Planta
Planta
© Gabriel Castro
© Gabriel Castro

A operação do Oop não inclui uma cozinha. Todos os alimentos são entregues frescos diariamente, fazendo necessário apenas o aquecimento em um forno. Toda a área funcional da cafeteria está dentro do balcão, e por isso ele tem tanto destaque na concepção do espaço.

© Luíza Ananias
© Luíza Ananias

De medidas generosas, o balcão está localizado no centro do ambiente, permitindo maior integração entre baristas e público. A intenção é permitir que os clientes sintam-se próximos do processo, podendo buscar entendimento do universo do café com os qualificados profissionais.

© Gabriel Castro
© Gabriel Castro

O restante do salão foi ocupado com mesinhas altas, uma mesa comunitária e, ao fundo, um lounge, com ambiência mais intimista e confortável, ideal para grupos de amigos.

© Luíza Ananias
© Luíza Ananias

Os arquitetos identificam o conceito do projeto com uma arquitetura essencial: somente o necessário, onde nada sobra e todos os elementos têm função específica. Valendo-se das paredes brancas como base e buscando utilizar materiais locais e acessíveis, desenvolveram o mobiliário utilizando madeira, aço e vidro. Um design industrial e contemporâneo dá o tom ao salão principal. A fim de criar um contraste, utilizaram o preto e um mobiliário clássico para o lounge, e o banheiro recebeu revestimento em compensado OSB, que dá um tom dourado ao ambiente, diferente de todo o restante.

© Luíza Ananias
© Luíza Ananias

O ambiente amplo permite que todo o espaço seja visto, gerando maior segurança e conexão. O pé direito duplo foi ponto chave na concepção do projeto. A intenção foi valorizar a amplitude vertical, utilizando elementos alongados, como as banquetas e as lâmpadas pendentes, para levar o olhar do visitante a percorrer todo o espaço. 

© Luíza Ananias
© Luíza Ananias

O design minimalista sugere uma ruptura com a imagem tradicional do café mineiro. Materiais locais são utilizados de forma inovadora, de forma inspirada nas principais cafeterias nórdicas e novaiorquinas.

© Luíza Ananias
© Luíza Ananias

A iluminação também segue conceito enxuto. Feita a partir de peças elétricas e luminárias básicas do mercado, cria uma ambiência clara e acolhedora. As mesas e estantes foram desenhadas pelos arquitetos, que também acompanharam a produção das banquetas, desenvolvidas pelo designer Leonardo Bueno. O mobiliário do lounge foi garimpado em antiquários. As madeiras do projeto e os cactos, que dão um tom natural ao espaço, vieram da fazenda de um dos proprietários, no Sul de Minas, região reconhecida pela produção de café. 

© Luíza Ananias
© Luíza Ananias

O resultado é um café contemporâneo, enraizado na cultura local, que gera afetividade e que vem conquistando a fidelidade de seus clientes.

© Luíza Ananias
© Luíza Ananias

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato. Cita: "Oop Coffee / PAA Arquitetura Comercial + Marina Garcia" 16 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805202/oop-coffee-paa-arquitetura-comercial-plus-marina-garcia> ISSN 0719-8906