O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Austrália
  5. Smart Design Studio
  6. 2016
  7. Indigo Slam / Smart Design Studio

Indigo Slam / Smart Design Studio

  • 13:00 - 17 Fevereiro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Indigo Slam / Smart Design Studio
Indigo Slam  / Smart Design Studio, © David Roche
© David Roche

© David Roche © Sharrin Rees © Sharrin Rees © Sharrin Rees + 28

  • Engenharia Estrutural

    Brian Wood
  • Engenharia Elétrica

    Renata Oliveira
  • Engenharia Hidráulica

    Leon Dimino, Scott Murray
  • Diretor de Projeto

    Chris Peter, Paul Ishak
  • Mobiliário

    Khai Liew
  • Paisagismo

    Christopher Owen
  • Iluminação

    Emrah Baki Ulas
  • Técnico

    Janet Lum
  • Engenharia Geotécnica

    Todd Hore
  • Engenharia Civil

    Kelvin Holey
  • Basix

    Graham Hunt
  • Certificado Australiano

    Peter Antcliffe
  • Engenharia Mecânica

    Michael De Maio, Michael Whytlaw
  • Engenharia da Fachada

    Peter Romeos
  • Topógrafo

    Stuart De Nett
  • Mais informações Menos informações
© Sharrin Rees
© Sharrin Rees

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma peça de escultura para ser vivida, o projeto está localizado logo em frente ao recém-construído Central Park, em Chippendale, Sidney e cria uma residência inspiradora para um colecionador de arte. Por trás de uma fachada de concreto esculpido, espaços de estar serenos e salas monumentais criam uma interação dinâmica em que o principal elemento decorativo é a luz.

© Sharrin Rees
© Sharrin Rees

A fachada de concreto reage as mudanças provocadas pela luz, sombra, sol e nuvens, proporcionando ao novo parque urbano, ao longo da estrada, um contexto animado para a vida pública. Aproximando-se da O'Connor Street, uma tela de aço modelada se abre para levar o visitante a um generoso hall coberto.

© Sharrin Rees
© Sharrin Rees

A partir daqui, o espaço se comprime para um corredor baixo e estreito antes de abrir-se de repente a um salão iluminado por claraboias ocultas. Este espaço é um lugar único na arquitetura residencial australiana - grandioso e austero em seu tamanho e escassez, mas convidativo e excitante ao ser percorrido pelo visitante.

© David Roche
© David Roche

Como contraponto a esta sequência espacial dramática, as áreas de estar que conduzem a ele são informais e íntimas. As suítes ocupam o primeiro andar, com vista para o parque público ao norte. As curvas e os planos da fachada atuam como telas para proporcionar privacidade e sombra aos ocupantes.

© Sharrin Rees
© Sharrin Rees

No segundo pavimento, as salas de estar e de jantar possuem vista para o parque. A cozinha e um estúdio estão localizados na parte de trás da edificação, criando vistas através do salão da escada. No sul, estão localizados um pequeno jardim e uma garagem para três carros.

Planta - térreo
Planta - térreo
Planta - primeiro pavimento
Planta - primeiro pavimento
Planta - segundo pavimento
Planta - segundo pavimento

Os espaços são grandes, mas não ostentosos. Os acabamentos internos são modestos e recortados: os pisos são pavimentados em tijolo, as paredes são rebocadas, os acessórios são simples.

© Sharrin Rees
© Sharrin Rees

O conceito é que a edificação dure pelo menos 100 anos. Os materiais e acessórios são selecionados para serem duradouros, com elementos operáveis mecanicamente em vez de operados digitalmente. Estes incluem persianas de madeira vertical de grande dimensão que se retraem por meio de correntes penduradas e toldos enroláveis. As armaduras de metal para estas partes móveis criam um detalhe para o interior, compondo com o restante dos materiais - aço, vidro e concreto da fachada do edifício.

Corte
Corte

O projeto aspira a um nível exemplar de design ambientalmente sustentável com iluminação natural, ventilação cruzada, coleta de águas pluviais e aderência ao princípio de um projeto solar passivo, reduzindo a carga de energia e água da edificação. Aquecimento geotérmico e resfriamento também foram incorporados no projeto além das células fotovoltaicas na cobertura.

© Sharrin Rees
© Sharrin Rees

Indigo Slam representa uma rara oportunidade para introduzir uma grande residência de qualidade substancial e mérito arquitetônico para o bairro diversificado de Chippendale, e participar da revitalização desta parte de Sidney como um lugar de interesse arquitetônico e cultural.

© David Roche
© David Roche

Descrição do Produto. Para explorar uma maneira inovadora de projetar a pele de um edifício, foi estabelecida uma linguagem de corte, dobramento e costura; De um plano se faz três dimensões que cria e envolve espaço. As fachadas esculpidas reagem as mudanças provocadas pela luz, sombra, sol e nuvens. As curvas e vincos da fachada de concreto dobram, abrem ou fecham, ocultando e revelando, criando privacidade e exposição, formando uma varanda ou mantendo a aparência que as salas exigem. A plasticidade do concreto foi essencial para a criação das formas da fachada e a textura e cor do concreto branco proporcionam um cenário animado para a vida pública.

© Sharrin Rees
© Sharrin Rees

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Smart Design Studio
Escritório
Cita: "Indigo Slam / Smart Design Studio" [Indigo Slam / Smart Design Studio] 17 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805188/indigo-slam-smart-design-studio> ISSN 0719-8906