Indigo Slam / Smart Design Studio

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 2 de 28Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 3 de 28Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 4 de 28Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 5 de 28Indigo Slam  / Smart Design Studio - Mais Imagens+ 23

Chippendale, Austrália
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Austral Bricks, Holcim
  • Arquitetos Responsáveis: William Smart, Nicole Leuning, Luke Moloney, James Ho, Joey Cheng
  • Engenharia Estrutural: Brian Wood
  • Engenharia Elétrica: Renata Oliveira
  • Engenharia Hidráulica: Leon Dimino, Scott Murray
  • Diretor De Projeto: Chris Peter, Paul Ishak
  • Mobiliário: Khai Liew
  • Paisagismo: Christopher Owen
  • Iluminação: Emrah Baki Ulas
  • Técnico: Janet Lum
  • Engenharia Geotécnica: Todd Hore
  • Engenharia Civil: Kelvin Holey
  • Basix: Graham Hunt
  • Certificado Australiano: Peter Antcliffe
  • Engenharia Mecânica: Michael De Maio, Michael Whytlaw
  • Engenharia Da Fachada: Peter Romeos
  • Topógrafo: Stuart De Nett
  • Cidade: Chippendale
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 9 de 28
© Sharrin Rees

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como uma peça de escultura para ser vivida, o projeto está localizado logo em frente ao recém-construído Central Park, em Chippendale, Sidney e cria uma residência inspiradora para um colecionador de arte. Por trás de uma fachada de concreto esculpido, espaços de estar serenos e salas monumentais criam uma interação dinâmica em que o principal elemento decorativo é a luz.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 4 de 28
© Sharrin Rees

A fachada de concreto reage as mudanças provocadas pela luz, sombra, sol e nuvens, proporcionando ao novo parque urbano, ao longo da estrada, um contexto animado para a vida pública. Aproximando-se da O'Connor Street, uma tela de aço modelada se abre para levar o visitante a um generoso hall coberto.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 3 de 28
© Sharrin Rees

A partir daqui, o espaço se comprime para um corredor baixo e estreito antes de abrir-se de repente a um salão iluminado por claraboias ocultas. Este espaço é um lugar único na arquitetura residencial australiana - grandioso e austero em seu tamanho e escassez, mas convidativo e excitante ao ser percorrido pelo visitante.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 2 de 28
© David Roche

Como contraponto a esta sequência espacial dramática, as áreas de estar que conduzem a ele são informais e íntimas. As suítes ocupam o primeiro andar, com vista para o parque público ao norte. As curvas e os planos da fachada atuam como telas para proporcionar privacidade e sombra aos ocupantes.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 14 de 28
© Sharrin Rees

No segundo pavimento, as salas de estar e de jantar possuem vista para o parque. A cozinha e um estúdio estão localizados na parte de trás da edificação, criando vistas através do salão da escada. No sul, estão localizados um pequeno jardim e uma garagem para três carros.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 22 de 28
Planta - térreo
Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 23 de 28
Planta - primeiro pavimento
Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 24 de 28
Planta - segundo pavimento

Os espaços são grandes, mas não ostentosos. Os acabamentos internos são modestos e recortados: os pisos são pavimentados em tijolo, as paredes são rebocadas, os acessórios são simples.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 20 de 28
© Sharrin Rees

O conceito é que a edificação dure pelo menos 100 anos. Os materiais e acessórios são selecionados para serem duradouros, com elementos operáveis mecanicamente em vez de operados digitalmente. Estes incluem persianas de madeira vertical de grande dimensão que se retraem por meio de correntes penduradas e toldos enroláveis. As armaduras de metal para estas partes móveis criam um detalhe para o interior, compondo com o restante dos materiais - aço, vidro e concreto da fachada do edifício.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 26 de 28
Corte

O projeto aspira a um nível exemplar de design ambientalmente sustentável com iluminação natural, ventilação cruzada, coleta de águas pluviais e aderência ao princípio de um projeto solar passivo, reduzindo a carga de energia e água da edificação. Aquecimento geotérmico e resfriamento também foram incorporados no projeto além das células fotovoltaicas na cobertura.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 16 de 28
© Sharrin Rees

Indigo Slam representa uma rara oportunidade para introduzir uma grande residência de qualidade substancial e mérito arquitetônico para o bairro diversificado de Chippendale, e participar da revitalização desta parte de Sidney como um lugar de interesse arquitetônico e cultural.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 12 de 28
© David Roche

Descrição do Produto. Para explorar uma maneira inovadora de projetar a pele de um edifício, foi estabelecida uma linguagem de corte, dobramento e costura; De um plano se faz três dimensões que cria e envolve espaço. As fachadas esculpidas reagem as mudanças provocadas pela luz, sombra, sol e nuvens. As curvas e vincos da fachada de concreto dobram, abrem ou fecham, ocultando e revelando, criando privacidade e exposição, formando uma varanda ou mantendo a aparência que as salas exigem. A plasticidade do concreto foi essencial para a criação das formas da fachada e a textura e cor do concreto branco proporcionam um cenário animado para a vida pública.

Indigo Slam  / Smart Design Studio - Imagem 19 de 28
© Sharrin Rees

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Indigo Slam / Smart Design Studio" [Indigo Slam / Smart Design Studio] 17 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/805188/indigo-slam-smart-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.