Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Estádio Levi’s / HNTB

Estádio Levi’s / HNTB

© Jim Simmons © Alise O’Brien © Alise O’Brien © Alise O’Brien + 28

Estádios  · 
Santa Clara, Estados Unidos
  • Arquitetos Autores deste projeto de arquitetura HNTB
  • Fotógrafo Created with Sketch.
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    ASC Steel, Atlas Schindler, Clark Pacific, Construction Specialties
  • Ano do projeto

    2014
  • Construtora

    TDJV (Turner Devcon Join Venture)
  • Engenheiro Civil

    GHD
  • Engenheiro Estrutural

    Magnusson Klemencic Associates
  • A/V, Transmissão, Engenharia de Segurança

    Wrightson, Johnson, Haddon e Williams Inc.
  • Consultoria de Segurança

    FP&C Consultants, Inc.
  • Paisagismo

    Guzzardo Partnership, Inc.
  • Transporte Vertical

    Persohn Hahn
  • Branding e Sinalização Gráfica

    Infinite Scale
  • Consultoria de Terreno

    Lloyd Consulting Group
  • Consultoria Fachada de Vidro

    DVV Associates
  • Consultoria Projeto Restaurante

    AvroKO
  • Consultoria Cozinha Restaurante

    SSA
  • Iluminação

    WSP Group
  • Design do Museu

    C7A
  • Consultoria de Arte

    Sports and The Arts
Mais informações Menos informações
© Jim Simmons
© Jim Simmons

Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo estádio de 69.000 lugares, do San Francisco 49ers, é um destino de esportes e entretenimento que pode acomodar uma grande variedade de eventos, como o Super Bowl, a Major League Soccer e concertos, bem como reuniões relacionadas ao adjacente Centro de Convenções de Santa Clara.

© Jim Simmons
© Jim Simmons

O projeto do estádio engloba uma abordagem progressiva do design urbano sustentável. A localização do estádio aproveita o acesso aos transportes públicos, uma estação ACE Commuter Line adjacente e conta com a infraestrutura de um estacionamento existente para evitar a despesa de construção dessa estrutura.

Planta Situação 2
Planta Situação 2

O estreito terreno permitiu que a equipe de projeto colocasse a fachada frontal do edifício no limite das ruas circundantes, criando uma arcada urbana com varejo e lojas. Esta parte interliga o Centro de Convenções, dois hotéis existentes e outros edifícios cívicos ao estádio e bairros residenciais nas proximidades.

© Jim Simmons
© Jim Simmons

Além do telhado verde, um sistema de economia de energia geotérmica, um sistema de água reutilizada e painéis fotovoltaicos são projetados para tornar o estádio o primeiro edifício desse gênero eficiente energeticamente. É o primeiro estádio da NFL a obter a Certificação LEED Gold.

© Alise O’Brien
© Alise O’Brien

Arquitetonicamente, o estádio é inspirado pelo desenho de um anfiteatro romano com uma torre de cinco andares contendo camarotes, clubes, caixa de imprensa e um telhado verde acessível como um palco. A torre é flanqueada por duas grandes praças abertas de onde os fãs "escalam" até seus assentos com vistas espetaculares para as colinas e os vales circunvizinhos.

© Alise O’Brien
© Alise O’Brien

O pátio principal é organizado com concessões e os banheiros no centro dividem espaço em dois: um com vistas para o campo e o outro com vistas para as colinas. Projetado para tirar proveito do clima subtropical mediterrâneo não há quase nenhum envoltório nas fachadas norte, sul e leste. À noite, a estrutura praticamente desaparece e o edifício é animado por pessoas que atravessam os pátios e escadas.

© Jim Simmons
© Jim Simmons

O vocabulário arquitetônico do edifício é definido pela expressão de sua estrutura. As treliças de aço, colunas, cabos e chapas brancas criam uma rede clara que define espaços - decks, escadas e rampas. A estrutura inovadora dobra o espaçamento entre os pilares através de finos cabos que fornecem o reforço estrutural e sísmico necessário.

© Alise O’Brien
© Alise O’Brien

Os espaços abertos fazem com as colinas circundantes e o céu participem da experiência e proporcionem caminhos generosos e agradáveis. Essa estrutura flexível também permite que os sistemas de apoio sejam definidos independentemente e atualizados à medida que as tecnologias evoluem, uma metáfora da inovação constante, representada pelo Vale do Silício.

© Jim Simmons
© Jim Simmons

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Levi’s® Stadium, 4900 Marie P DeBartolo Way, Santa Clara, CA 95054, Estados Unidos

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Estádio Levi’s / HNTB" [LEVI’S Stadium / HNTB] 04 Fev 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804641/estadio-levis-hntb> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.