UVA Sol De Oriente / EDU

UVA Sol De Oriente / EDU - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: EDU; EDU
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3719
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Alejandro Arango
  • Cliente: INDER
  • Empreendedor: Alcaldia de Medellín – INDER
  • Projeto: Empresa de Desenvolvimento Urbano EDU - Medellin Oficina de projeto EDU
  • Equipe De Trabalho Empresarial: CEO: Cesar Augusto Hernandez Correa, Margarita Maria Ángel Bernal (2012-2015)
  • Diretor De Projeto: John Octavio Ortiz Lopera
  • Arquitetos Colaboradores: Victor Hugo Garcia Restrepo, Gustavo Andres Ramirez Mejia, Ana Carolina Restrepo acosta, Juan pablo Ramos Gaviria, Catalina Ochoa Rodriguez, Jorge Ramirez, Julián Camilo Yepes, Julián Esteban Gómez Carvajal
  • Consultor De Projetos Técnicos: Empresa CONCAVAS Ingenieria.
  • Controlador De Projetos Técnicos: Empresa EIP.
  • Consultores Ambientais E Paisagísticos: Mauricio Jaramillo Vasquez + ARBOREA
  • Consultor Bioclimático: Empresa PVG
  • Consultor Acústica: Empresa ACUSTEC
  • Cidade: Medellín
  • País: Colômbia
Mais informaçõesMenos informações
© Alejandro Arango

Descrição enviada pela equipe de projeto. As Unidades de Vida Articulada, UVA, são transformações urbanas nos bairros destinadas ao encontro entre cidadãos, ao fomento ao esporte, à recreação, à cultura e à participação comunitária, sob os seguintes preceitos:

Articular programas, projetos e cidade

Equipamentos que promovem o equilíbrio em serviços para o bairro e a cidade. Nesses espaços articula-se uma alta oferta de programas esportivos, culturais e recreativos.

Reciclagem de espaços existentes em desuso

Reativar espaços urbanos restritos transformando-os espaços públicos efetivos, sob a compreensão de que em Medellín existem poucos espaços para novas infraestruturas, os locais como campos de futebol de bairro são uma oportunidade para o desenvolvimento de novos projetos com diversos propósitos.

Luz para a recuperação de referenciais urbanos

Ressignificar os marcos de cada bairro como paisagem urbana representativa, equipamentos que se tornam referências 24 horas por dia e uma iluminação de qualidade para os ambientes esportivos proporcionam a construção de um entorno seguro.

Espaços para aproveitar com os cinco sentidos

Obras de arquitetura que interajam com o cidadão, que gerem experiências através de seus percursos pelos diversos programas e interações com a água nos espaços públicos.

A UVA (Unidade de Vida Articulada) Sol de Oriente, é resultado da transformação de uma antiga quadra de areia do bairro na parte mais altas dos morros de Medellin, utilizada de maneira intensa por todos os seus habitantes em diversos eventos esportivos e comunitários. Trata-se de um ícone estratégico na memória histórica de seus habitantes, um equipamento protetor contra a ocupação informal, além de um projeto estratégico da comuna 8 da cidade. Este projeto foi concebido a partir de uma construção coletiva, por meio de ideias dos próprios cidadãos materializadas em oficinas de imaginário com um interesse persistente de conservar a quadra e suas medidas originais, junto à oportunidade de incorporar uma oferta de vários serviços para a comunidade, sem deixar de lado suas tradições esportivas.

A nível urbano, este equipamento, localizado na borda da cidade, faz parte de uma transformação integral de habitat demarcado no projeto Cinturão Verde Metropolitano, em uma área correspondente à sua faixa de consolidação pensada como parte das estratégias para frear o crescimento acelerado da urbanização ladeira à cima.

© Alejandro Arango

No Morro Pão de Açúcar em Medellín, formulou-se um plano diretor urbano-rural, em uma área que foi por muitos anos afetada pela violência e pela dívida social do estado. Nos últimos oito anos, realizou-se, por parte do governo, uma grande intervenção pública que permitiu levar uma oferta de qualidade em todos os programas de desenvolvimento para fechar esta fresta de desigualdade, tornando possível, assim, tornar os equipamentos públicos em plataformas de transformação social, neste caso o esporte, a cultura, e a recreação combinam-se de forma a criar um equipamento multiuso que ressignifica o imaginário comunitário e as histórias ali vividas.

Diagrama

"Aprendemos a ESCUTAR nossos clientes, os cidadãos"

© Alejandro Arango

A partir da participação e das ideias da comunidade, gera-se uma transformação urbana que consiste em "elevar" a quadra existente e cerca-la para gerar um sistema de grades que, por sua vez, cumpre a função de grande praça de acesso coberta como um espaço público privilegiado, aberto 24 horas por dia para as pessoas.

© Alejandro Arango

Uma vez elevada, implantou-se em seu lugar um programa arquitetônico de serviços que transformou o local, antes um cenário esportivo, em locais importantes de encontro dos cidadãos: quadra poliesportiva, ginásio, salas de dança, auditório, áreas comerciais, salões comunitários, brinquedoteca, entre outros.

"Uma arquitetura de portas abertas, onde o ato de aproximar-se é acolhedor para os cidadãos. Espaços de transição agradáveis entre a rua e o íntimo do edifício, conectados à dinâmica cotidiana do bairro."

© Alejandro Arango

Este edifício é um volume em concreto aparente atravessado no meio por uma rua do bairro que conecta o centro de saúde existente e as casas circundantes. Uma série de brises verticais são parte da estratégia bioclimática para a proteção solar e a própria identidade do edifício através da cor em suas fachadas, coroando sua cobertura por uma quadra de grama sintética de alta qualidade para um bairro popular de Medellín, a qual substitui a poeira contaminante da quadra anterior, para transformar-se em um novo ícone referencial da região.

© Alejandro Arango

Fizemos da arquitetura pública um referencial que dignifica os territórios mais humildes da cidade.

Corte

Trata-se de um terraço-quadra de futebol, uma mistura de dois espaços fundamentais na forma como habitamos nossos morros, as quadras são cenários sagrados nos bairros  de Medellín, e o terraço, como nas casas do bairro, é este espaço íntimo de crescimento futuro de nossas residências, que se transforma em um ambiente para diversas atividades na vida cotidiana e que, por nossa condição de morro, são varandas privilegiadas da cidade.

"Arquitetura sem limites; as transformações públicas diluem as barreiras, rejeitam os espaços fechados e privilegiam os espaços abertos.".

© Alejandro Arango

"Elevar-se nos primeiros pavimentos, gerar limiares, permitir que os edifícios sejam o fechamento em si mesmos.".

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Medellin, Antioquia, Colômbia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "UVA Sol De Oriente / EDU" [UVA Sol De Oriente / EDU] 02 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804533/uva-sol-de-oriente-edu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.