Habitação Västra Kajen / Tham & Videgård Arkitekter

Habitação Västra Kajen / Tham & Videgård Arkitekter - Mais Imagens+ 8

Jönköping, Suécia
  • Equipe De Projeto: Eric Engström, Mårten Nettelbladt, Malin Belfrage, Helene Amundsen, Karolina Nyström, Marcus Andrén, Andreas Helgesson, Dennis Suppers
  • Cliente: Vätterhem and Riksbyggen
  • Arquitetos Responsáveis: Bolle Tham e Martin Videgård
  • Cidade: Jönköping
  • País: Suécia
Mais informaçõesMenos informações
Implantação
Implantação

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizados no cais do lago Munksjön, estes dois blocos de habitação urbana baseiam-se numa estratégia de sustentabilidade a longo prazo, criando uma moradia atraente num dos melhores locais do centro de Jönköping. Ao invés de uma fileira de lajes de habitação padrão, o número solicitado de apartamentos foi montado em duas grandes unidades. Os dois volumes compactos estabelecem uma posição sólida proporcionalmente aceitável tanto para a cidade como para o lago. Também minimiza o envelope do edifício de acordo com o conceito de baixa energia.

© Åke E:son Lindman
Planta

Uma camada exterior de terraços rodeia o perímetro dos edifícios e oferece todos os apartamentos com generosos espaços ao ar livre. Estes são contidos dentro de uma tela transparente de alumínio anodizado que difunde a luz e com suas formas arqueadas alterna vistas abertas e filtradas. O projeto oferece uma zona de amortecimento entre o interior íntimo dos apartamentos e a vasta escala da paisagem e do contexto urbano exterior. Ao trabalhar o ritmo da fachada, surge um padrão característico que une os seis pavimentos num volume cúbico distinto.

© Åke E:son Lindman

Os apartamentos estão organizados em torno de um grande átrio vertical, uma escada iluminada por cima dignifica um grande hall de entrada e fornece um espaço interior importante para os visitantes e inquilinos de socialização. A sala do átrio também funciona como um pré-aquecimento natural do ar fresco, contribuindo assim para toda a eficiência energética. A maioria dos apartamentos estão localizados nas esquinas, todos se beneficiam de boas vistas e luz.

© Åke E:son Lindman
Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Jönköping, Suécia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Habitação Västra Kajen / Tham & Videgård Arkitekter" [Västra Kajen Housing / Tham & Videgård Arkitekter] 01 Fev 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804507/habitacao-vastra-kajen-tham-and-videgard-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.