Auditório das Artes Hongkun / penda

Auditório das Artes Hongkun / penda - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos de interiores: penda; penda
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  270
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Xia Zhi
© Xia Zhi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Penda recentemente concluiu o projeto para um Auditório das Artes na 3ª Rodovia Sul em Pequim. Está localizado em Xi Da Wang Lu, um futuro bairro cultural com galerias e museus. Próximo ao Auditório das Artes, os arquitetos da Penda também completaram o Museu de Belas Artes de Hongkun em 2013.

© Xia Zhi

Os arquitetos foram comissionados pelos Empreendedores de Hongkun para projetar um espaço de encontro que abrigasse palestras, leituras, pequenas exposições e uma área para negociação de obras de arte. Dentro deste distrito cultural, havia um desejo de conectar o público aos artistas e criar uma conexão direta com a arte em si. Os visitantes entram o Espaço de Arte através de uma fachada monolítica que o conecta com o Museu vizinho. Do exterior, a fachada é espelhada em seu centro, oferecendo portas idênticas em ambos os lados.

Maquete
Maquete

O tema de um espaço centrado e espelhado continua no interior. Foram inseridos elementos como espelhos, degraus e arcos que possibilitam usos diversos como palestras ou reuniões de equipes, e é utilizado como uma grande entrada para guiar visitantes ao pavimento mais inferior. Aqui, o espaço abriga uma área de exposição e de depósito de artes. Ao caminhar em torno da caixa no lado esquerdo, visitantes chegam no lounge para comercialização de artes do primeiro pavimento, onde são negociadas as obras de arte e um pequeno bar convida os consumidores à uma conversa informal. No lado direito da caixa, uma escadaria leva os funcionários para uma área de escritórios no segundo pavimento.

© Xia Zhi

O cubo sólido oferece um contraste cálido ao pano de fundo composto de concreto neutro. O cubo de madeira é visto de todos os espaços no edifício e possui aberturas circulares para que os visitantes espiem o espaço de palestras principal.

© Xia Zhi
© Xia Zhi

Dentro da caixa, os visitantes imergem na paisagem de arcos e círculos de madeira que são espelhados em ambos os lados e no teto. Inspirados por artistas como Dalí e Escher, a paisagem reflexiva cria uma realidade distorcida e conecta o visitante à arte de maneira direta e interativa. Ao invés de olhar uma obra de arte, as pessoas podem as experimentar fisicamente para ampliar sua imaginação.

© Xia Zhi

O uso dos arcos é um elemento recorrente em muitos dos projetos de penda. A exemplo do vizinho Museu de Belas Artes de Hongkun que possui arcos e contra-arcos que guiam os visitantes para as galerias. Para conectar a Galeria e o Auditório, os arquitetos continuaram a expressão formal dos arcos também no auditório.

© Xia Zhi

"Nossa paixão por arcos é pelo seu uso estrutural, mas também como um gesto de boas vindas e símbolo de entrada manifestou-se neste projeto. Com as paredes reflexivas, os arcos se transformam de um elemento físico à um intangível e se conectam uns com os outros em um balanço sem fim.  Um espaço que conecta realidade e imaginação".

Nota: Este projeto foi originalmente publicado em 21 Fevereiro, 2017.

© Xia Zhi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Pequim, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Auditório das Artes Hongkun / penda" [Hongkun Art Auditorium / penda] 12 Mai 2019. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/804386/auditorio-das-artes-hongkun-penda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.