Residência Oyamadai / frontofficetokyo

Residência Oyamadai / frontofficetokyo - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: frontofficetokyo; frontofficetokyo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Takumi Ota
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Corian, Kaldewei
  • Desenho : Koen Klinkers, Will Galloway, Misuzu Yoshikawa, Joris Berkhout
  • Estrutura: Low Fat Structure; Taro Yokoyama, Tomoyuki Kudoh
  • Arquitetos Responsáveis: Will Galloway, Koen Klinkers, Misuzu Yoshikawa, Joris Berkhout
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Takumi Ota

Descrição enviada pela equipe de projeto. Com um terreno em forma de bandeira, rodeado por vizinhos em todos os lados, o instinto compreensível poderia ser afastar-se da cidade, esconder-se por trás das paredes onde a intimidade fosse garantida.

Entretanto, a família que comprou o terreno viu a oportunidade de ser o mais aberta possível, utilizando um pequeno grau de isolamento como uma oportunidade para conectar-se com a cidade. Ainda que os vizinhos estejam próximos, a tendência em Tóquio é rejeitar a cidade e construir muros fechados, o que permitiu - ironicamente - que a família assumisse uma postura oposta e abrisse seu lar sem perder a privacidade. Desta maneira, o terreno não é diferente a uma clareira em meio a floresta.

© Takumi Ota

A cobertura e a chegada para as escadas do terraço são de grande proporções, assim a família pode se separar, cada um em sua direção durante o dia. No térreo, uma abertura similar define a planta. O piso de concreto se estende para o exterior e converte-se em uma paisagem, suavizado por uma forma abstrata que esfumaça as fronteiras - não entre interior exterior - mas sim, entre a cidade e o lar. 

Como uma mega cidade, Tóquio é particularmente adequada para este tipo de projeto. Benigna, aceita a expressão individual, dá acesso ao sol, ar e espaço.

© Takumi Ota

Um orçamento restrito requeria que construíssemos com madeira e o mais simples possível. Uma estrutura de madeira em uma área propensa a desastres naturais normalmente funciona contra nossas ambições, requerendo paredes substanciais para resistir aos terremotos. Para responder a esta necessidade, grandes paredes em forma de 'X' são posicionadas nos extremos da casa. Atuando como apoios, a estrutura se estabelece fora da planta, sem interferir nas aberturas.

© Takumi Ota
Plantas + Implantação + Esquema
© Takumi Ota

O primeiro e segundo pavimento são tratados como habitações individuais, com banheiro, funcionando como divisores na planta livre. A altura do segundo pavimento foi estabelecida para que a família pudesse ver o vale do rio desde a sala de estar, olhando por cima dos telhados dos vizinhos na geografia montanhosa.

Aproveitando o alto pé-direto de 3 metros do primeiro pavimento, um grande depósito a longo prazo será suspenso no teto, liberando espaço para a vida diária. O depósito define o dormitório principal e o utiliza propositalmente para suspender um grupo de grandes portas que podem fechar o banheiro e o dormitório quando for necessário.

© Takumi Ota

Descrição do produto. Os painéis de concreto compactos são utilizados como revestimento externo principal e no interior para cobrir a estrutura de reforço de madeira e no banheiro em ambos pavimentos. O acabamento conecta-se por dentro e por fora, aplicando parafusos e uma tela para chuva no exterior e no interior sobre uma base de madeira compensada.

© Takumi Ota

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Oyamadai / frontofficetokyo" [Oyamadai House / frontofficetokyo] 25 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803873/residencia-oyamadai-frontofficetokyo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.