Residência Clerkenwell / APALondon

Residência Clerkenwell / APALondon - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: APALondon; APALondon
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  123
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ed Reeve
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Delta Light, Lazenby, Poliform, Viabizzuno
  • Construção: BentisBros
  • Cidade: Londres
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
© Ed Reeve

Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício, construído em 1930 abrigava uma antiga fábrica de sapatos. Os clientes se encantaram pelas grandes aberturas, embora a antiga disposição das paredes significava que elas estavam sempre parcialmente ocultas da vista. O briefing consistia em transformar o espaço de depósito, levando em conta sua escala e nível de detalhamento da arquitetura existente e criar algo bastante pessoal para os clientes, representando algo de sua história.

© Ed Reeve

A antiga fábrica tem aspereza, autenticidade, e possui ambiência suportada pelo amor pela arquitetura vista através de uma lente, em movimento.

Planta

As esquadrias das aberturas que trabalham juntos com hastes metálicas em uníssono para ventilação são complexos, mas compõem um sistema mecânico pivotante que cria uma estética crua e industrial que guarda certa dinâmica do movimento, mesmo quando estática. Estes temas são permeados pelo projeto.

© Ed Reeve

Uma fluidez diretorial, coreográfica e artística prevaleceu. As habilidades de criação e operação de cenários da matriarca se tornaram o núcleo do projeto que manipulou o espaço. Uma grande caixa preta como uma enorme torre de voo está centralizada no espaço. Este volume abriga o banheiro, os arquivos de filmes e livros, além da lavanderia.

© Ed Reeve

O volume preto estabelece uma padronagem no movimento arquitetônico para que os espaços o envolvam. Cada lateral do cubo é caracterizada por uma função diferente; são espaços voltados para leitura, para dormir, trabalhar, preparação de comida, socializar e relaxar. Todo o espaço é no entanto uma envoltória contínua.

© Ed Reeve

A superfície do cubo se abre e se fecha, incorporando paredes metálicas aparentes, painéis de malha preta, prateleiras de metal, recuos, nichos decorativos e portas de abrir. Possui complexidade barroca, mas é simples em sua função.

© Ed Reeve

Cada elemento serve um propósito em movimento para revelar o uso do espaço que é compacto e deliberado, ou ocasionalmente obtuso e irreverente. A partir da paixão dos clientes por teatro, dança, música e claridade artística, uma paleta monocromática se torna destacada por suaves tons de luz, delicados detalhes de aço industrial em azul, ricos tons de verde e texturas inesperadas.

© Ed Reeve

Materiais mais duros aparecem como suaves, tecidos leves são posicionados como estruturas monolíticas de pedra. A iluminação é variada, de tons mudos e refletidos para atmosferas teatrais de iluminação direta.

© Ed Reeve

A escolha de materiais, mobiliário e painéis móveis são profundamente pessoais, inspirados na história da família assim como evoca memórias de suas viagens, capturados pelos elementos que se combinam para criar um sonho místico escuro a noite ou uma paisagem repleta de texturas durante o dia. Urbano em sua complexidade, ainda estrategicamente arcaico em sua simplicidade, o apartamento dominado por um cubo metálico negro reflete as paixões dos moradores e seu apreço pela qualidade material como natureza elementar.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Clerkenwell, Londres EC1V, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Clerkenwell / APALondon" [Clerkenwell Residence / APALondon] 23 Jan 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803772/residencia-clerkenwell-apalondon> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.