O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Fábrica
  4. Vietnã
  5. NISHIZAWAARCHITECTS
  6. 2016
  7. Fábrica Katzden Architec / NISHIZAWAARCHITECTS

Fábrica Katzden Architec / NISHIZAWAARCHITECTS

  • 13:00 - 24 Janeiro, 2017
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Fábrica Katzden Architec / NISHIZAWAARCHITECTS
Fábrica Katzden Architec / NISHIZAWAARCHITECTS, © Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

© Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki © Hiroyuki Oki + 23

  • Arquitetos

    Shunri Nishizawa
  • Localização

    Lot D-1, Rua 4A, APSTP, An Tay Ward, Ben Cat, Binh Duong, Vietnã
  • Área

    2761.0 m2
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

  • Paisagismo

    Shunri Nishizawa, Vu Ngoc Tam Nhi
  • Cliente

    Katzden Architec Vietnam co., LTD
  • Construção Edificação

    Daiwa House Vietnam co., LTD
  • Construção Paisagismo

    I Fit Home Co., Ltd
  • Mais informações Menos informações
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Descrição dos arquitetos. Situado no coração de um novo parque industrial em Binh Duong, a fábrica foi considerada uma construção icônica que é "simples porém impressionante" o suficiente para ser o ícone deste parque.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki
Planta
Planta
© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O cliente é uma empresa de fabricação de aço para produtos arquitetônicos, como escadas, parapeitos, bicicletários, etc. Ainda que as fábricas costumam figurar caixas pragmáticas para sua eficiência e flexibilidade, o cliente nos requereu um um objeto estético. Sua funcionalidade se desenvolve com um orçamento limitado mas o projeto oferece também um ambiente de trabalho tranquilo e agradável para as atividades em um clima tropical.

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Inicialmente, para satisfazer a demanda do orçamento padrão para as fábricas usuais, escolheu-se uma forma simples, como um sistema de grelha de 8 metros de espessura como massa dominante para remeter ao entorno e reduzir o custo.

O uso de tijolos na parte externa proporcionaria a oportunidade de deixar que o edifício em si funcionara como um marco, estimulando um contraste entre a argila natural e o bairro, sem obstruções. Os tijolos antigos para a camada exterior foram recolhidos e reciclados de edifícios coloniais abandonados. A fim de diminuir o peso do cubo e proporcionar a ventilação em todo o edifício, se eleva uma enorme cobertura de metal galvanizado e ondulado com um toldo de 3 metros para proteger as áreas de trabalho interior da luz do sol e das rajadas de vento. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Exatamente no centro desta construção, 16 metros de jardim ao ar livre celebram um fragmento tropical que refresca os espaços de trabalho com elementos naturais. Quando todas as portas giratórias são abertas, os fluxos de ar podem passar e refrescar o ambiente dentro do edifício. O pátio em si, junto com a água podem, funcionalmente, construir sua ecologia tropical própria e diversa com uma conexão com a mutante e qualitativa luz sazonal. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

O conceito de paisagem que mais desejamos deve proporcionar o cenário mais tropical possível. Por isso, foram plantadas muitas espécies de plantas tropicais, tais como mamão papaia, bananas, tamarindos, malpighi glabras, coco e especialmente árvores de pitaia que podem ser consideradas como uma das nossas primeiras tentativas. 

Nos inspirou a imagem de um campo com inúmeras fileiras de elementos verticais cobertos por caules triangulares de pitaia, um cenário considerado comum no centro do Vietnã. O sistema feito com alvenaria antiga converte-se intencionalmente em um elemento paisagístico importante e conecta-se estritamente com a própria arquitetura. 

Diagrama
Diagrama
via nishizawaarchitects
via nishizawaarchitects

O desenho, que poderia preservar uma grande quantidade de vegetação, serve como um 'ambiente de trabalho conectado com a natureza' para os funcionários e integra com o edifício em si, possibilitando um novo foco tropical para o projeto da fábrica. 

© Hiroyuki Oki
© Hiroyuki Oki

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Fábrica Katzden Architec / NISHIZAWAARCHITECTS" [Katzden Architec Factory / NISHIZAWAARCHITECTS] 24 Jan 2017. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/803743/fabrica-katzden-architec-nishizawaarchitects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.