Apartamento Sacadura Cabral / Morim Santos Silva Arquitectos

Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - MesaApartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - PrateleiraApartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Mesa, CadeiraApartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Bancada, Pia, Cozinha, Iluminação, Mesa, Cadeira, JanelaApartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Morim Santos Silva Arquitectos; Morim Santos Silva Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  220
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  DieraTherm, Moleanos, VMZINC
  • Arquiteta Responsável: Gisela Morim
  • Equipe: Gisela Morim, Jorge Santos Silva, Iolanda Hingá, Vanessa Ribeiro
  • Cliente: ALPRIM, SA
  • Construtor: Sociedade de Construções João da Silva, Lda.
  • Estruturas E Instalações: Estiplano, Estudos e Projectos, Lda
  • Autores: Gisela Morim, Jorge Santos Silva
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Bancada, Pia, Cozinha, Iluminação, Mesa, Cadeira, Janela
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno em L – uma junção de uma parcela livre, com 24m de largura por 6m de profundidade, e um edifício em ruína com 12m por 12m – ocupavam um vazio na malha densa habitacional entre o Campo Pequeno e a Avenida de Roma – dois focos de comércio e serviços de Lisboa do século XX. Assumiu-se a necessidade de manter o edifício de gaveto.

Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Mesa
© Fernando Guerra | FG+SG

Como primeiro objetivo, o edifício procura dar continuidade ao plano de fachadas existentes, colmatando empenas, criando frente comercial, reforçando a vida de bairro. Entendeu-se então que o novo edifício deveria surgir como um não-objeto, numa calma em continuidade com a ordem existente, unindo o gaveto reconstruído com os restantes edifícios da rua.

Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Prateleira, Escada
© Fernando Guerra | FG+SG

Ao longo de todo o piso térreo continua-se o ritmo branco/pedra do edifício existente criando a base para a continuidade de frente-de-rua pretendida. Este ritmo torna-se o ponto de partida para o desenho do “novo” edifício. Na nova fachada marca-se a modulação com os elementos em pedra entre elementos que ora são “vazios” (vãos e telas de sombreamento), “cheios” (parte opaca do alçado) ou textura (nos ripados das zonas de lavandaria). 

Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Cama, Dormitório
© Fernando Guerra | FG+SG
Plantas
Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Corrimão
© Fernando Guerra | FG+SG

A cobertura em zinco, a textura do tecido das telas de sombreamento, as guardas, e um elemento metálico em “U” corre todo o edifício marcando os diferentes pisos na continuidade do que acontece no existente – são elementos utilizados para fazer a ponte entre as duas linguagens arquitetónicas. Do mesmo modo, a escolha dos materiais interiores, pormenores e soluções construtivas desenvolveram-se tendo procurando a coerência entre novo e existente.

Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

O apartamento apresentado é o reflexo da oportunidade de desenhar uma habitação à medida de uma família concreta, dos seus ritmos e do seu modo de habitar. Com essa base, o projeto trabalha algumas ideias concetuais como a não-concordância entre limites existentes (à partida impostos pela fachada existente) e o limite dos espaços interiores do apartamento. No piso inferior, um pátio “alivia” esta tensão entre espaços e limites tornando-se num exterior privado, vivido como se de um espaço interior se tratasse. Do mesmo modo, no piso de quartos, a cobertura em zinco avança e recua de modo a dar a cada quarto o seu espaço exterior próprio. 

Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Imagem 10 de 25
© Fernando Guerra | FG+SG

Na organização funcional, optou-se por colocar a cozinha no centro da casa. Este espaço recebe todos os percursos e ganha a amplitude para que seja espaço de refeições, convívio ou trabalho.

Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Pia, Bancada
© Fernando Guerra | FG+SG

No piso de quartos é o hall que ganha este protagonismo e transforma-se numa área social, para onde dão todos os quartos e que garante uma evolução ao longo da vida da casa: espaço de brinquedos, estúdio ou saleta.

Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

As áreas de circulação foram reduzidas ao mínimo optando-se por uma solução de sequência dos espaços consoante a função e quotidiano. Todos os espaços ganham uma função: umas escadas/biblioteca, um hall-de-quartos/estúdio.

Apartamento Sacadura Cabral  / Morim Santos Silva Arquitectos - Janela, Fachada, Balcão
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Sacadura Cabral, 1000 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Sacadura Cabral / Morim Santos Silva Arquitectos" 29 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/802128/apartamento-sacadura-cabral-morim-santos-silva-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.