Casa Bioclimática GG / Alventosa Morell Arquitectes

Casa Bioclimática GG / Alventosa Morell Arquitectes  - Mais Imagens+ 11

Santa Maria de Palautordera, Espanha
  • Escultura: Krasznai (Roger Coll)
  • Construtora: Nix Profusta
  • Arquitetos Responsáveis: Josep Ma. Alventosa, Marc Alventosa, Xavier Morell
  • Cidade: Santa Maria de Palautordera
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um requerimento com premissas muito claras: orçamento limitado, prazos de execução reduzidos e uma construção energicamente eficiente.

Planta baixa

Com estes pontos de partida decidimos desenhar uma construção modular de madeira pré-fabricada que chega a obra sem a necessidade de revestimentos posteriores e que seja suficientemente flexível para adaptar-se à morfologia do terreno. Paralelamente a isto, realizamos o estudo bioclimático e estabelecemos as estratégias projetuais para melhorar o conforto e chegar aos requisitos de demanda energética que estabelece o passivhaus. Estes requisitos, junto com as limitações do transporte da construção pré-fabricada, criam 6 módulos que se adaptam autonomamente ao terreno respeitando e emoldurando as árvores existentes.

© Adrià Goula

O espaço intersticial que os une se transforma em função do conforto e do uso convertendo-se em um captador solar durante o inverno (efeito estufa) e transformando-se em um terraço exterior coberto vinculado ao jardim durante as épocas de clima moderado. 

© Adrià Goula

O uso da madeira como material predominante, acabamentos e estrutura, faz com que trabalhemos quase exclusivamente com um único material industrial especializado e nos permite otimizar os detalhes construtivos e seus custos. Ao mesmo tempo, conseguimos que a nova construção se integre e se misture com o entorno natural de Montseny caracterizado por sua rica vegetação.

© Adrià Goula

Todas estas estratégias junto ao uso de um envolvente com muita resistência térmica criam grandes benefícios:

© Adrià Goula

- Redução do impacto ecológico devido ao uso de materiais próximos a área onde construímos, naturais, reciclados e com um impacto natural mínimo (madeira de abeto, celulose);

© Adrià Goula

- Evitamos condensações através do uso de materiais transpiráveis. Casa saudável;

© Adrià Goula

- Redução de 76,77% da demanda energética na calefação comprando uma residência com construção tradicional com as mesmas características projetuais. Casa energeticamente eficiente.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Bioclimática GG / Alventosa Morell Arquitectes " [Casa Bioclimática GG / Alventosa Morell Arquitectes ] 26 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801835/casa-bioclimatica-gg-alventosa-morell-arquitectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.