O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Loja
  4. Portugal
  5. Paulo Merlini arquitetos
  6. 2016
  7. MR&MRS White Store / Paulo Merlini arquitetos

MR&MRS White Store / Paulo Merlini arquitetos

  • 09:00 - 24 Dezembro, 2016
MR&MRS White Store / Paulo Merlini arquitetos
MR&MRS White Store / Paulo Merlini arquitetos, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 18

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os objetos são cristalizações formais de ideias, e por norma o objeto será tanto mais pertinente para a sociedade quanto melhores e mais bem interconectadas as ideias que o compõe. Mas acontece que por vezes a sua funcionalidade é de tal forma pertinente que o seu valor estético cai no esquecimento. Pois nós aqui no gabinete gostamos muito de boas ideias e gostamos de as valorizar. Gostamos de recuperar estas “cinderelas” do design e traze-las de novo à ribalta para que possam ser apreciadas e valorizadas não só pelo seu potencial funcional mas também pelo seu potencial estético.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Sendo esta a primeira loja de roupa que desenhamos, exploramos potenciais objetos que nos ajudassem na construção de um ambiente apelativo e envolvente, e encontramos. A cruzeta.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Inundamos o espaço com mais de mil cruzetas que pelo seu sentido estético intrínseco, atribuem uma aura especial ao espaço envolvendo o utilizador num ambiente único. 

Maquete
Maquete

Ainda que possuam um equilíbrio proporcional que lhes atribui uma estética muito própria e cumpram uma função primordial nas lojas de roupa, são quase sempre renegadas para segundo plano. A sua pertinência funcional é de tal ordem que por compensação, ou descompensação renegamos quase automaticamente o seu potencial estético. A mesma característica que a tornou num sucesso global fê-la cair na banalidade, tornando-se numa vítima do seu próprio sucesso.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Para conseguir uma sensação de espaço envolvente distribuímos as cruzetas por pontos de apoio equidistantes localizados no teto. Quando visto em planta a distribuição confunde-se com uma tela pixelizada com mais de 400 pontos distribuídos por 80.00m2 de área. Apercebemo-nos que trabalhando com as altimetrias dos fios poderíamos recriar o negativo de qualquer espaço, qualquer forma. Interessava-nos um espaço que pela sua relevância cultural se tornasse imediatamente reconhecível e que acima de tudo ajudasse na valorização do nosso elemento base, bastava descobrir qual.

Planta de Forro
Planta de Forro

Estudamos várias formas e revisitamos várias interpretações espaciais ao longo da história e concluimos que o vazio criado pela forma das naves de uma catedral seria o mais indicado para a nossa intervenção. 

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Desenhada e aprimorada ao longo de séculos como espaço de adoração teve na sua essência criativa, independentemente dos movimentos ou estilos, a intenção de dignificar e valorizar, e tornou-se de tal forma reconhecível por todos que sem qualquer explicação relativa ao espaço o utente é automaticamente “atirado” para essa aura de contemplação.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Assim, ao entrar na loja o usuário sente-se envolvido pela silhueta das naves, a tensão nos fios evidencia o peso gravítico da roupa e verticaliza o espaço, direcionando o olhar para o eixo cartesiano que se tornou por defeito o da adoração. As roupas flutuam no espaço, são os elementos que atribuem consistência à intervenção. São as fundações da catedral, os elementos que prendem a intervenção ao chão.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

 Se o espaço vazio é definido pelo arquétipo das naves de um catedral, o cheio é preenchido por luz. Uma série de focos equidistantes projetam a luz em direção ao céu acentuando ainda mais a verticalidade e marcando o ritmo do espaço. A luz reflete na cor branca dos fios atribuindo uma certa materialidade a este material etéreo.

Os tons do espaço foram escolhidos numa patine desaturada para deixar sobresair a cor das roupas, tornando-as no interveniente principal.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Uma outra mais valia do espaço é a de permitir a colocação de roupa em qualquer local.No caso dos clientes querem evidenciar uma qualquer peça especifica poderão expo-la numa cruzeta que crie destaque relativamente ao espaço.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Paulo Merlini arquitetos
Escritório
Cita: "MR&MRS White Store / Paulo Merlini arquitetos" [MR&MRS White Store / Paulo Merlini arquitetos] 24 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801737/mr-and-mrs-white-store-paulo-merlini-arquitetos> ISSN 0719-8906