Casa SH / Paulo Martins

Casa SH / Paulo Martins - JanelaCasa SH / Paulo Martins - Imagem 3 de 47Casa SH / Paulo Martins - Janela, FachadaCasa SH / Paulo Martins - Mesa, CadeiraCasa SH / Paulo Martins - Mais Imagens+ 42

Sever do Vouga, Portugal
  • Arquitetos: Paulo Martins; Paulo Martins
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  45
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Ivo Tavares Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CIN, Pladur
Casa SH / Paulo Martins - Janela, Fachada
© ITS – Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada em apenas 35m2, esta casa de 45m2 de área útil destina-se a refúgio de fim de semana.

Casa SH / Paulo Martins - Fachada
© ITS – Ivo Tavares Studio

Foi imperativo manter a traça original da mesma, optando-se apenas por demarcar os vãos existentes recorrendo ao uso do aço corten e dimensionando a sua aplicação consoante o peso visual pretendido por forma a hierarquizar a ausência de massa. Desta forma foi possível equilibrar volumétricamente o conjunto.

Casa SH / Paulo Martins - Mesa, Cadeira
Cortesia de Paulo Martins
Planta
Casa SH / Paulo Martins - Madeira, Cama, Janela, Dormitório
© ITS – Ivo Tavares Studio
Planta

Programaticamente a casa divide-se em dois pisos, sendo que a zona social, organizada no r/c, aproveita o relacionamento directo com as zonas exteriores, enquanto que a suíte, localizada no piso superior, privilegia de um acesso realizado por uma escadaria interna que se desmaterializa, servindo não só para arrumos como também para separar fisicamente os espaços/usos.

Casa SH / Paulo Martins - Imagem 3 de 47
© ITS – Ivo Tavares Studio

Foi tão intencional preservar a essência histórica do objecto construído como foi a intervenção de carácter contemporâneo que se acrescentou ao edifício. Cores claras e linguagem minimalista contribuem para maximizar os limites construídos e desobstruir visualmente o espaço que por si só já é bastante reduzido.

Casa SH / Paulo Martins - Janela
© ITS – Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa SH / Paulo Martins" 21 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801720/sh-house-paulo-martins> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.