Casa RL / Peninsula Arquitetura

Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 2 de 25Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 3 de 25Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 4 de 25Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 5 de 25Casa RL / Peninsula Arquitetura - Mais Imagens+ 20

Itapeva, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  295
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Pedro Vannucchi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Baraúna, Excellent Esquadrias, Marcenaria MF, Trimetal
  • Autores: Cassio Oba, Gabriel Cesar e Eugenio Conte
  • Cidade: Itapeva
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 8 de 25
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Dois eixos paralelos e longitudinais ao terreno, desenham a implantação da casa. No primeiro, o bloco principal em tijolo aparente, de linguagem mais robusta, configura o programa essencial da casa. No segundo, uma leve marquise metálica em balanço, cobre a garagem e se desenvolve ao longo do terreno até abrigar a área de lazer nos fundos do lote. Eixos complementares e não redundantes uma vez que são trabalhados com linguagens distintas e equilibradas. O limite que une os dois eixos, desenha a circulação e distribuição da casa, tanto no pavimento térreo como no superior.

Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 9 de 25
© Pedro Vannucchi
Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 18 de 25
Planta 01
Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 3 de 25
© Pedro Vannucchi

A organização interna reflete as características desses elementos: os espaços sob a marquise são essencialmente abertos, enquanto o interior do volume, compartimentados. O único momento em que se inverte essa lógica, ocorre no encontro da caixa de escada, que invade o espaço da marquise seguida por uma grande janela que se abre para a paisagem.

Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 6 de 25
© Pedro Vannucchi

Aproximadamente 300 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos, compõem o programa da casa. Atendendo ao desejo principal dos proprietários, o pavimento térreo possui caráter mais social. Salas de estar, jantar e cozinha se conjugam formando um grande núcleo de convívio. Grandes aberturas laterais associadas à um jardim sombreado e elevado, trazem qualidade a este ambiente. Uma área de lazer externa com piscina e churrasqueira, também se conecta diretamente à cozinha. No pavimento superior, três dormitórios, banheiros, sala de tv e uma grande varanda comum a esses espaços, ora sombreada por um pergolado, ora aberta ao tempo, exerce função de local de descanso e de contemplação.

Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 2 de 25
© Pedro Vannucchi
Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 25 de 25
Perspectiva Explodida
Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 17 de 25
© Pedro Vannucchi

Tijolos compõem o bloco principal, pedra portuguesa nos pisos externos, madeira nos forros (imbuia), decks (cumarú), cobertura (garapeira) e o concreto por sua vez, nas bancadas, bancos moldados in loco, e beirais.

Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 14 de 25
© Pedro Vannucchi

A casa possui estrutura mista, colunas em concreto com laje painel no bloco principal, e vigas metálicas e laje steel deck no secundário.

Casa RL / Peninsula Arquitetura - Imagem 16 de 25
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RL / Peninsula Arquitetura" 26 Dez 2016. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/801533/casa-rl-coa-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.